Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Parceria do IFRN com a Huawei abre inscrições para curso gratuito
CAMPUS MOSSORÓ

Parceria do IFRN com a Huawei abre inscrições para curso gratuito

13/12/2022 - Online, treinamento tratará de tecnologias e serviços de nuvem

Parceria do IFRN com a Huawei abre inscrições para curso gratuito

100 vagas: 50 voltadas a estudantes do IFRN; 50 destinadas à ampla concorrência

A Coordenação do projeto IFRN - Huawei Authorized Academy for Teaching Technology Information and Communication (Haina) abre inscrições para o processo seletivo para participação na primeira turma do curso de formação HCIA Cloud Service, promovido em parceria entre o IFRN e a Huawei. O Cloud Service tratará de tratará de tecnologias e serviços de nuvem; a oferta, regida pelo Edital nº 57/2022, da Direção-Geral do Campus Mossoró, divulgou a abertura de inscrições para 100 vagas, das quais 50 vagas são voltadas a estudantes do IFRN e 50 vagas destinadas à ampla concorrência.

A página do projeto traz um resumo dos requisitos para participação no treinamento e Informações adicionais, entre as quais 15 horas semanais de dedicação semanal:

Modalidade

100% Online

Carga Horária

40h

Turno

Noturno

Horários

Web conferencia (via Microsoft Teams) terças e quintas das 20h às 22h e aos sábados das 8h às 12h (presença online obrigatória)

Pré-Requisitos

Inglês básico para leitura, conhecimentos básicos de redes de computadores, conhecimentos básicos de servidores e noções básicas de storage

Curso

Segundo informações repassadas por Rodrigo Tertulino, coordenador do Curso de Informática no Campus Mossoró, as tecnologias e serviços de nuvem em todo o mundo tornaram-se uma tendência. Nesse sentido, a computação em nuvem consiste em utilizar uma rede de servidores remotos na internet, com a função de operar, armazenar e processar dados, evitando o uso de uma infraestrutura física. “Uma das principais vantagens do uso da computação em nuvem é que não há necessidade de ter máquinas superpotentes para suas tarefas ou ter uma grande infraestrutura necessária para um datacenter. Outro benefício é a flexibilidade geográfica e mobilidade que permite, pois todos os arquivos, dados e tarefas podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Além da economia de custos com instalações físicas e manutenções”, diz a página do projeto.

Entre os conteúdos e aprendizados do curso:

  • Conceitos e princípios básicos de computação, armazenamento e rede;
  • Princípios básicos do Linux e operações de comando e conceitos básicos de serviços em nuvem e uso de serviços em nuvem;
  • Serviços como Elastic Cloud service (ECS), Elastic Load Balance (ELB), Elastic IP (EIP), Relational Database Service (RDS) e Virtual Private Cloud (VPC).

Ao fim do curso cada concluinte deverá ser capaz de montar uma infraestrutura de alta disponibilidade por meio dos serviços da Huawei Cloud Service. Outro dado apontado como relevante na página do projeto é que a aluna ou aluno receberá um voucher da Huawei para usar os serviços da nuvem durante o treinamento sem ter que pagar por nada. “Esse curso é voltado para técnicos, engenheiros de redes, system engineers, engenheiros de virtualização, universitários de tecnologia e DevOps que pretendam ingressar na carreira de Cloud e/ou indivíduos com interesse em obter a certificação de HCIA-CLOUD da Huawei”, acrescentou Rodrigo.

Estudantes que se destacarem no curso terão direito a vouchers para realização das provas de certificação com a HUAWEI. Em média, essa prova de certificação custa algo em torno de U$200,00 (duzentos dólares). Como há a parceria com o IFRN, cadastrado como ICT Academy, o curso de capacitação é gratuito a estudantes e profissionais no estado do Rio Grande do Norte. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 23/12/2022.

Acesse

Edital nº 57/2022

Página do projeto

Inscrições

Ações do documento

Página em carregamento