IFRN promove curso gratuito sobre tecnologias na nuvem

Inscrições acontecem de 28 de junho a 4 de julho deste ano

Publicada por Max Praxedes em 27/06/2023 Atualizada há 10 meses

O Campus Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou o edital de seleção para o curso HCIA Cloud Service, coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e realizado em parceria com a empresa multinacional Huawei.

O curso será realizado remotamente, via Internet, com aulas síncronas por meio da plataforma de videoconferência Microsoft Teams. Os participantes deverão dispor de computador com acesso à Internet para participação nas aulas e atividades semanais do curso. Os alunos que completarem com sucesso as atividades propostas receberão um certificado de participação no curso.

O processo de seleção será realizado pela avaliação da documentação comprobatória. A nota de classificação será feita a partir da média ponderada dos itens listados no edital. Apenas a maior pontuação de cada item será considerada no cálculo da nota de classificação. Somente pontuará o quesito que estiver devidamente comprovado por meio de documentação anexada.

Vagas e inscrições

Serão ofertadas 300 vagas, sendo: 150 vagas para alunos do IFRN; e 150 vagas destinadas à ampla concorrência. A inscrição do candidato ou candidata implicará na aceitação total e incondicional das disposições, normas e instruções constantes no edital.

As inscrições e a entrega da documentação deverão ser feitas por meio de formulário on- line, disponível no link: https://huawei.ifrn.edu.br/cloud-service, no período de 28 de junho a 4 de julho de 2023. As inscrições realizadas apenas serão validadas se toda a documentação exigida no formulário estiver devidamente anexada, no formato PDF.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 7 de julho deste ano. Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula no curso até o dia 10 de julho, através do procedimento a ser divulgado em momento oportuno.

Huawei ICT Academy Cloud Service

De acordo com informações do portal do projeto, as tecnologias e serviços de nuvem em todo o mundo tornaram-se uma tendência. Nesse sentido, a computação em nuvem consiste em utilizar uma rede de servidores remotos na internet, com a função de operar, armazenar e processar dados, evitando o uso de uma infraestrutura física.

Uma das principais vantagens do uso da computação em nuvem é que não há necessidade de ter máquinas superpotentes para suas tarefas ou ter uma grande infraestrutura necessária para um datacenter; outro benefício é a flexibilidade geográfica e mobilidade que permite, pois todos os arquivos, dados e tarefas podem ser acessados de qualquer lugar do mundo; além da economia de custos com instalações físicas e manutenções.

O IFRN tornou-se ICT Academy desde 2020, em parceria com a Huawei, com o objetivo de solucionar um dos principais desafios do setor: o déficit de mão de obra qualificada. A parceria visa a capacitação dos alunos do IFRN e do público externo.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos adicionais, os interessados podem entrar em contato através do e-mail: haina@ifrn.edu.br.

Acesse:

Cloud Service