Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus São Gonçalo do Amarante

Evento online destaca produção arquitetônica de Natal e Região Metropolitana

Atividades estão ligadas à Educação Patrimonial; projeto é fruto de ação conjunta com a UnB

Publicada em 24/08/2020 Atualizada há 1 ano

Resultado da ação conjunta pode ser acompanhado online

Partindo da premissa de que as mídias sociais surgem como um importante instrumento que permitem encurtar distâncias, aproximar ações em diferentes localidades e enriquecer encontros – ainda mais em tempos de pandemia, quando os encontros físicos muitas vezes não são possíveis, o Núcleo de Prática em Projetos de Edificações (Nuppe) do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, e o Pé na Estrada, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB) estão desenvolvendo um conjunto de atividades ligadas à produção arquitetônica e voltadas a Natal e Região Metropolitana.

Vivências

Ao conhecer as ações do Pé na Estrada, as professoras Deisyanne Câmara e Gabriela Bruno, respectivamente coordenadoras de Arquitetura e Construção do Nuppe do Campus, convidaram a coordenadora do Projeto de Extensão na UnB, a também professora Ana Paula Gurgel, para, junto à equipe do projeto, desenvolver uma versão das atividades voltadas a Natal e Região Metropolitana. O 'Pé na Estrada' busca estimular novas vivências dos espaços estudados em sala de aula, “proporcionando ao estudante uma experiência prática e despertando seu senso crítico acerca da produção arquitetônica e das ações para preservação da memória das cidades brasileiras”, disse Deisyanne. A professora ainda disse que, em um cenário de pandemia, onde viagens a cidades históricas ficaram inviabilizadas, o projeto foi adaptado a “viagens possíveis”, criando-se a ideia do “Pé em Casa”. Agora, o projeto vem desenvolvendo atividades lúdicas de educação patrimonial para famílias em isolamento social contra o coronavírus, e já abordou algumas cidades e estados brasileiros, a exemplo de Recife e Olinda, São Paulo, Belém e Minas Gerais.

“O rico trabalho desenvolvido pelo Pé na Estrada, associado ao patrimônio arquitetônico e cultural que temos em municípios como São Gonçalo do Amarante e Natal, trouxe a ideia de tornar possível uma ação conjunta, na qual o ‘Pé’ viesse contar um pouco da nossa história, como meio de fortalecer a nossa identidade cultural e reforçar nosso papel social enquanto instituição de ensino, nesse momento de distanciamento social”, afirmou Deisyanne. Segundo a professora, foi a partir de reuniões entre as equipes que se definiu um cronograma de atividades e divisão de tarefas: “O objetivo foi elaborar material didático para que as famílias possam ocupar-se, interagir e aprender sobre a nossa história”, complementou.

O resultado dessa parceria poderá ser acompanhado online: a Semana PÉ + NUPPE acontecerá entre 24 e 28 de agosto e será transmitida através do Instagram @penaestrada.fau e também no @nuppe.sga. O evento contará com atividades lúdicas, como a publicação do livro “Pé para Pintar” e outros jogos e atividades, e se encerra com uma live sobre “O desenho como narrativa”, do professor José Clewton do Nascimento, do Departamento de Arquitetura da UFRN.

Nuppe

O Campus São Gonçalo do Amarante mantém um dos Núcleos de Prática em Projetos de Edificações, cujo objetivo é realizar serviços na área de arquitetura e engenharia, atuando em projetos para a população de baixa renda. O Nuppe é composto por estudantes do curso técnico em Edificações, que recebem a oportunidade de desenvolver a prática profissional de projetos, sob a orientação dos professores arquitetos e engenheiros do curso. 

Acesse

Semana PÉ + NUPPE: @penaestrada.fau e @nuppe.sga

Ações do Pé na Estrada

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas