Campus São Gonçalo do Amarante
Evento online destaca produção arquitetônica de Natal e Região Metropolitana
Atividades estão ligadas à Educação Patrimonial; projeto é fruto de ação conjunta com a UnB
Publicada em 24/08/2020 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Partindo da premissa de que as mídias sociais surgem como um importante instrumento que permitem encurtar distâncias, aproximar ações em diferentes localidades e enriquecer encontros – ainda mais em tempos de pandemia, quando os encontros físicos muitas vezes não são possíveis, o Núcleo de Prática em Projetos de Edificações (Nuppe) do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, e o Pé na Estrada, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB) estão desenvolvendo um conjunto de atividades ligadas à produção arquitetônica e voltadas a Natal e Região Metropolitana.
Vivências
Ao conhecer as ações do Pé na Estrada, as professoras Deisyanne Câmara e Gabriela Bruno, respectivamente coordenadoras de Arquitetura e Construção do Nuppe do Campus, convidaram a coordenadora do Projeto de Extensão na UnB, a também professora Ana Paula Gurgel, para, junto à equipe do projeto, desenvolver uma versão das atividades voltadas a Natal e Região Metropolitana. O 'Pé na Estrada' busca estimular novas vivências dos espaços estudados em sala de aula, “proporcionando ao estudante uma experiência prática e despertando seu senso crítico acerca da produção arquitetônica e das ações para preservação da memória das cidades brasileiras”, disse Deisyanne. A professora ainda disse que, em um cenário de pandemia, onde viagens a cidades históricas ficaram inviabilizadas, o projeto foi adaptado a “viagens possíveis”, criando-se a ideia do “Pé em Casa”. Agora, o projeto vem desenvolvendo atividades lúdicas de educação patrimonial para famílias em isolamento social contra o coronavírus, e já abordou algumas cidades e estados brasileiros, a exemplo de Recife e Olinda, São Paulo, Belém e Minas Gerais.
“O rico trabalho desenvolvido pelo Pé na Estrada, associado ao patrimônio arquitetônico e cultural que temos em municípios como São Gonçalo do Amarante e Natal, trouxe a ideia de tornar possível uma ação conjunta, na qual o ‘Pé’ viesse contar um pouco da nossa história, como meio de fortalecer a nossa identidade cultural e reforçar nosso papel social enquanto instituição de ensino, nesse momento de distanciamento social”, afirmou Deisyanne. Segundo a professora, foi a partir de reuniões entre as equipes que se definiu um cronograma de atividades e divisão de tarefas: “O objetivo foi elaborar material didático para que as famílias possam ocupar-se, interagir e aprender sobre a nossa história”, complementou.
O resultado dessa parceria poderá ser acompanhado online: a Semana PÉ + NUPPE acontecerá entre 24 e 28 de agosto e será transmitida através do Instagram @penaestrada.fau e também no @nuppe.sga. O evento contará com atividades lúdicas, como a publicação do livro “Pé para Pintar” e outros jogos e atividades, e se encerra com uma live sobre “O desenho como narrativa”, do professor José Clewton do Nascimento, do Departamento de Arquitetura da UFRN.
Nuppe
O Campus São Gonçalo do Amarante mantém um dos Núcleos de Prática em Projetos de Edificações, cujo objetivo é realizar serviços na área de arquitetura e engenharia, atuando em projetos para a população de baixa renda. O Nuppe é composto por estudantes do curso técnico em Edificações, que recebem a oportunidade de desenvolver a prática profissional de projetos, sob a orientação dos professores arquitetos e engenheiros do curso.
Acesse
Semana PÉ + NUPPE: @penaestrada.fau e @nuppe.sga