Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão

Palestras movimentam primeiras ações da Secitex

Evento, que acontece em Caicó, reúne a produção cientifica e cultural dos 21 campi do IFRN

Publicada em 30/11/2017 Atualizada há 1 ano

A palestra “Metodologia Científica” foi realizada pelo professor Felipe Ribeiro, da Ufersa; foto: Ana Ribeiro

No primeiro dia da III Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), o evento ofereceu dezenas de ações e atividades, dentre elas, palestras que, de modo descontraído e dinâmico, trouxeram temas como o Projeto Rondon e técnicas de metodologia científica. As atividades da quarta, 28/11, aconteceram na Ilha de Santana, em Caicó/RN.

Workshow de Empreendedorismo

Ministrado por Anderson Sales, ex-aluno do IFRN e atual e diretor de relacionamentos do Estúdio de Animações e Produção de Vídeos Animados Interage, o Workshow trouxe ao público a ‘Equação do Sucesso’. Estimulando o público presente, Anderson perguntou quais seriam as variáveis dessa equação, como criar um negócio de sucesso, como ser um empreendedor e que pessoas famosas como Bill Gates e o criador do Uber têm em comum. “Sucesso?, não, eles criaram soluções para problemas do seu dia a dia e fizeram disso um sucesso”, respondeu o palestrante. Na sequência, os participantes foram estimulados a apresentar soluções e desenvolver seus próprios negócios.

Projeto Rondon

Relatando a experiência de participar do maior projeto de extensão do Brasil, a palestra do Projeto Rondon, foi ministrada pela professora Juliana Carvalho, diretora acadêmica de Construção Civil do Campus Natal-Central do IFRN, juntamente com uma equipe multidisciplinar de estudantes do Instituto. O Projeto Rondon, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Em 2017, os envolvidos viveram a experiência de participar da Operação Serra do Cachimbo, no município de Paranaíta, em Mato Grosso, desenvolvendo ações com a comunidade assistida, como a criação de ambiente recreativo na escola da comunidade,

Jovem Aprendiz

Fundamentação legal, propósitos do Programa, detalhamento de competências e benefícios do aprendiz, além da descrição da documentação necessária. Esses foram os elementos apresentados por Tiago Loureiro, assessor de Relações com o Mundo do Trabalho da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN ao apresentar o Programa Jovem Aprendiz. Destacando a oportunidade disponibilizada para alunos do IFRN, as dicas passadas para os estudantes que buscam o primeiro emprego ainda incluíram o esclarecimento de dúvida do público, que perguntou sobre a lei trabalhista e sobre o papel do Ministério do Trabalho na atuação das empresas.

Metodologia Científica

Encerrando a primeira noite da Secitex, os participantes do evento puderam assistir a palestra “Metodologia Científica” proferida no anfiteatro da Ilha de Sant’Ana pelo professor Felipe Ribeiro, docente do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

Em sua explanação, o professor abordou o uso da tecnologia social denominada ‘Metodologia Científica ao alcance de todos’ (MCAT): “a ideia é despertar nos alunos de todas as idades a curiosidade por temas científicos e ampliar a capacidade de aprendizado de cada um”, declarou Felipe. No MCAT, os alunos são vistos como cientistas e os professores como orientadores que ajudarão os estudantes com seus questionamentos. Para Aline Roberta, aluna do curso técnico integrado em Controle Ambiental do Campus Natal-Central do IFRN, “o passo-a-passo para o desenvolver temas de pesquisa apresentado pelo professor foi muito importante, pois nos ajuda a pensar de forma diferente e estimular o questionamento de temas simples, mas que podem ser relevantes do ponto de vista científico”.

extensao