Endofilos

Palestra sobre elaboração de base curricular abre semestre letivo do IFRN

Professor Edgar Lyra, da PUC-Rio, veio a Natal para participar do Encontro de Docentes de Filosofia do Instituto

Publicada em 19/09/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Professor Edgar Lyra, da PUC-Rio, à direita, e Alfredo Marques, mediador do debate após a palestra, à esquerda

Com uma apresentação rica em informações e reflexões, o professor Edgar Lyra, da PUC-Rio, proferiu a palestra “A Base Nacional Comum Curricular: estrutura, processo de elaboração e caminhos exploratórios” na manhã de hoje (19), no auditório da Reitoria. A palestra marcou a abertura do I Endofilos - Encontro de Docentes de Filosofia do IFRN e do semestre letivo em 17 dos 21 campi da Instituição.

Participaram da mesa de abertura da atividade o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa; o professor Pablo Capistrano, do Campus Natal-Zona Norte, coordenador geral do I Endofilos, e o professor Alfredo Marques, do Campus Canguaretama, integrante da comissão organizadora do evento de Filosofia.

Na palestra de abertura, o professor Edgar Lyra explicou todo o histórico de construção do documento da Base Nacional Comum Curricular, que teve a participação de educadores de todo o país. Além disso, como foi aberto o processo de consulta pública, contou com mais de 12 milhões de contribuições de toda a sociedade. As sugestões foram enviadas através da internet e avaliadas pelos profissionais que trabalharam na elaboração do documento.

O professor falou sobre a importância de conhecer as diversas realidades de ensino e aprendizagem em todo país, ressaltando que o documento, como o próprio nome sugere, é uma base. Para ele, um dos pilares para a oferta de uma boa educação é oportunizar as condições para que os professores desempenhem suas funções da melhor maneira possível. Além da formação técnica, a ética também foi lembrada como elemento essencial. "Todo o ensino médio e o ensino técnico estão atravessados pela perspectiva do processo de formação integrada - de técnicos excelentes e eticamente comprometidos", declarou.

Nesta tarde, o professor ministrou ainda a palestra “O Ensino de Filosofia na Era Tecnológica”, durante a programação do I Endofilos, que acontece até amanhã (20). As atividades da tarde foram realizadas no Campus EaD e as da terça (20) acontecem no auditório da Diretoria de Ciências do Campus Natal-Central.  O evento conta com a apresentação de trabalhos nos formatos comunicação oral e pôsteres, além de fóruns de discussão sobre o papel do professor das disciplinas de base filosófica nos cursos do IFRN.

Durante o Encontro, também serão realizadas plenárias com o objetivo de discutir as sugestões de mudança de conteúdos programáticos e referencial bibliográfico para as disciplinas de Filosofia. As discussões visam a desenvolver uma diretriz a ser apresentada como proposta ao processo de reforma do Projeto Político Pedagógico (PPP) do IFRN, já iniciado pela Pró-Reitoria de Ensino.

Edgar Lyra é responsável pela coordenação dos cursos de licenciatura e bacharelado de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), além de coordenador do Grupo de Trabalho Heidegger, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).