Campus Natal-Central

Palestra gratuita sobre astronomia discute formação estelar em galáxias

Evento acontece no dia nove de maio com a presença do astrofísico Alberto Rodríguez Ardila

Publicada em 05/05/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A palestra Formação Estelar em Galáxias: um panorama geral" acontecerá no dia nove de maio, a partir das 18h30, no auditório do Campus Natal-Central do IFRN. O palestrante será o astrofísico Alberto Rodríguez Ardila, gerente nacional do telescópio SOAR e chefe de apoio científico do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).

O evento é gratuito, aberto ao público em geral, e discutirá o estudo de galáxias, formação de estrelas, astronomia no Brasil, assim como falará sobre o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e o telescópio SOAR. A palestra é organizada pela Associação Norte-Rio-Grandense de Astronomia (Anra), presidida pelo professor aposentado do IFRN Antônio Araújo.

Palestrante

O ministrante Alberto Rodriguez Ardila possui graduação em Física, pela Universidad Industrial de Santander, na Colômbia; mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é pesquisador do LNA. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragaláctica, atuando principalmente nos seguintes temas: galáxias seyfert, linhas de emissão, galáxias ativas, galáxias no infravermelho e formação de linhas. É astrônomo de suporte do Telescópio Gemini, Gerente Nacional do Telescópio SOAR, Presidente da Comissão Brasileira de Programas/SOAR e Chefe da Coordenação de Apoio Científico do LNA/MCTI.

Mais informações podem ser obtidas por meio do evento agendado na página da Anra no Facebook.