Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Saúde Mental na Escola

Palestra aborda estratégias de cuidado na educação

Evento de abertura visa fortalecer atenção psicossocial na comunidade escolar

Publicada por Jose Nascimento em 23/07/2025 Atualizada em 23 de Julho de 2025 às 10:00

O Projeto Saúde Mental na Escola, uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae) e da Coordenação de Atenção á Saúde do Servidor (Coass), promoverá sua atividade de abertura com a palestra "Estratégias de cuidado à saúde mental na educação". O evento, que acontecerá no dia 5 de agosto de 2025, das 9h às 12h, no Auditório da Reitoria, será ministrado pela psicóloga Milla Marinho e é voltado para todos os servidores (técnicos e docentes) da comunidade escolar do IFRN.

A palestra será realizada em formato híbrido, permitindo a participação tanto presencial quanto online. O link para a participação remota será divulgado na manhã do evento.

Fundamentação

Segundo Janmille Silva, da Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) de Ceará-Mirim, a iniciativa está em conformidade com importantes marcos legais e institucionais: "a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, as diretrizes e metas da Política de Saúde Estudantil do IFRN e o Programa Nacional de Assistência Estudantil são normativas voltadas a ações que promovam o bem-estar e a saúde mental no ambiente educacional", disse ela, que é integrante do Grupo de Trabalho da Saúde junto à Digae.

Objetivos

O principal objetivo do Projeto Saúde Mental na Escola é promover um ambiente educacional mais saudável e acolhedor, abordando a saúde mental de forma integrada. A palestra de abertura com a psicóloga Milla Marinho visa capacitar os servidores com estratégias eficazes para identificar e lidar com questões relacionadas à saúde mental no contexto escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral de toda a comunidade.