Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Olimpíadas 2016

Conheça os integrantes do IFRN escolhidos para conduzirem a tocha olímpica

Durante os dois dias em que a tocha estará no RN, 10 alunos e servidores do Instituto irão participar do revezamento do fogo olímpico.

Publicada em 03/06/2016 Atualizada há 1 ano, 7 meses

O Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio 2016 realizou ano passado a Campanha de Seleção dos Condutores da Tocha Olímpica, com a proposta de receber mensagens de todo o país com histórias de pessoas que fazem a diferença na vida da comunidade em que estão inseridas. A campanha se estendeu até o dia 25 de outubro e selecionou 12 mil pessoas para levarem a tocha pelo trajeto em que o fogo olímpico vai passar em todo o território nacional. As listas dos convocados são dos patrocinadores oficiais dos Jogos – Coca-Cola, Nissan e Bradesco. 

A chama, que vem de Olímpia, na Grécia, partiu de Brasília em 3 de maio e percorrerá 300 cidades em esquema de revezamento até a cerimônia de abertura dos Jogos, no Maracanã, no dia 5 de agosto, quando a pira será acesa. Aqui no RN, a tocha chega no dia 4 de junho, iniciando seu trajeto pela cidade de São José do Mipibú, passando por Parnamirim e chegando a Natal. No dia 5 a tocha irá a Fernando de Noronha e retorna ao RN no dia 6. O percurso segue pelas cidades potiguares de Lajes, Angicos, Assu e encerra em Mossoró. 

Entre os escolhidos para carregar o símbolo das olimpíadas estão três alunos, três ex-alunos, um professor e um servidor técnico-administrativo do IFRN. Entre estes, haverá uma comissão integrada por um aluno e dois professores do Instituto. Traçamos o perfil de cada um deles para que todos possam conhecer melhor os representantes do Instituto neste evento de projeção internacional. 

1. A primeira é a aluna Anizia Esther Nunes da Nóbrega, do 2º ano do curso Técnico Integrado de Mecatrônica. Anizia é surfista amadora e atual tetracampeã de surf estadual escolar. Ela começou a surfar aos 3 anos, sempre incentivada pelo seu pai e também técnico, Sérgio Ricardo.  A participação da aluna acontece no dia 4 de junho, quando o revezamento chega a Parnamirim. “Me sinto privilegiada por ser escolhida para carregar a Tocha Olímpica e feliz por ser reconhecida como uma boa atleta”.

2. O aluno Airton Baracho estuda no Campus Macau e faz o curso Técnico Subsequente de Informática para Internet. O estudante é natural da cidade de Pendências e reside, atualmente, em Guamaré. Concluiu o curso de Técnico de Segurança do Trabalho, também pelo IFRN. Ele levará a tocha no dia 6 de junho, na cidade de Lajes. "É uma grande emoção representar minha cidade. Esse é o espírito Olímpico por todo o Brasil de fazer os primeiros Jogos da América do Sul inesquecíveis". 

3. Já o ex-aluno Anderson Guilherme de Freitas Rodrigues concluiu o Técnico Integrado em Informática no Campus Pau dos Ferros no período 2015.2. Ele tem 19 anos e é natural do município de Rafael Fernandes. O jovem conduzirá a chama olímpica na cidade de Mossoró, no dia 6 de junho. "Estou orgulhoso por conduzir a chama, representar a paz, os Jogos Olímpicos", detalha o aluno egresso, que atualmente cursa Engenharia Elétrica, na UFRN.

4. Aeryslânnia Nóbrega formou-se na primeira turma de Licenciatura em Química do Campus Currais Novos, em 2014, e hoje ministra aulas de Química no projeto PROCEEM, da UFRN. “O espírito Olímpico vem representando um pedido de Paz, e é isso que pretendo transmitir. Um pedido de paz e segurança para o nosso Seridó”, disse a professora. 

 5. Iago Silva é concluinte do curso Técnico Integrado em Eletrônica do Campus Natal Zona-Norte. A participação do aluno no evento olímpico se deu pelo trabalho desenvolvido junto a colega Maraysa Araújo na criação do protótipo Crab, que é um robô motorizado para facilitar a mobilidade de cadeirantes na areia da praia. Iago conduzirá a tocha na cidade de João Pessoa nesta sexta-feira (3).

6. João Teixeira de Carvalho é professor do instituto desde 2014 e atualmente exerce suas atividades no Campus Santa Cruz, onde é coordenador de Pesquisa. É professor da disciplina Manutenção em Equipamentos de Informática. Assim que ingressou no corpo docente do IFRN, atuava no Campus Natal Zona-Norte, onde iniciou a orientação do Projeto Crab com os alunos Maraysa Araújo e Iago Silva. O professor irá conduzir a tocha no dia 4, na cidade de Natal. 

7. Rafael Ângelo Revorêdo é recém egresso do curso Técnico Integrado em Controle Ambiental, no Campus Natal-Central. Atualmente cursa Ciências Biológicas na UFRN e vai conduzir a tocha no dia 4 de junho na cidade de Natal. "A tocha olímpica e a chama que nela queima representam essa união; e os jogos se tornam muito, mas muito mais que uma competição esportiva internacional. E acredito que isso pode nos trazer esperanças de um mundo melhor", afirmou o estudante. 

8. Cícero Filho Tavares é servidor do IFRN desde 2009 e além do cargo de bibliotecário do Instituto, é paraatleta, na modalidade lançamento de dardos e disco. Atualmente, ocupa a segunda colocação no ranking Internacional de atletismo na prova de lançamento de dardo. O atleta está credenciado para as Paralimpiadas de 2016 e tem em seus planos participar das dos Jogos do Japão, que acontecerá em 2020.

9. Chisthiane Neves do Nascimento é aluna de Controle Ambiental do Campus Natal-Central. Cris, como é conhecida, já era atleta quando sofreu um acidente que a fez perder um dos braços. Ela já treinava jiu-jitsu há alguns anos quando sofreu o acidente e, três meses depois de sair do hospital, voltou ao tatame.“Um amigo meu me indicou e foi por ele que entrei no site da Coca-Cola e contei minha história, passei pelas seletivas e fui selecionada.  Fiquei muito feliz, pois esse é um momento muito importante para um atleta e também para o estado em que ele mora”, relata.

10. Joaquim Mafaldo leciona a disciplina de Educação Física no Campus João Câmara e disse ter sido pego de surpresa pelo convite para conduzir a tocha. A participação veio do resultado obtido com o projeto Transforma Rio 2016, promovido pelo Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiro. O objetivo é levar os Jogos para dentro das escolas. Joaquim coordenou com estudantes do Campus João Câmara a confecção de uma tocha sustentável. O professor conduziu a tocha em Parnamirim.

 

 

 

Palavras-chave:
ensino servidores

Notícias relacionadas