Olimpíada de Robótica movimenta terceiro dia da Secitex

Vencedor da segunda edição da competição será credenciado para evento na França

Publicada em 25/11/2016 Atualizada há 1 ano

Foto: Vitória Barros

Nesta sexta-feira (25), a II Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do IFRN, realizada no Campus Parnamirim, foi “invadida” por pequenos robôs. Às 10h, teve início a II Olimpíada de Robótica do Instituto, que neste ano credenciou 19 das 21 equipes inscritas. Formados por 1 servidor e até 4 estudantes da Instituição, o grupo vencedor nessa segunda edição ganha credenciamento para evento na França.

Dentre os 19 projetos que disputaram, há o trabalho da equipe "Turtle Robot", do Campus São Gonçalo do Amarante, iniciante na Olimpíada. Para Ohanna da Macena, Frank Laécio e Jâncy Aragão, é uma excelente oportunidade de aprendizado: “é nossa primeira vez no evento e isso só nos deixa animados. Esperamos trazer novidades para o próximo ano”, disse Ohanna. Já a equipe Fora Temer, composta pelos alunos Hawllysson Gardel, Bruna Soares e Geraldo Filho, veio do Campus Pau dos Ferros especialmente para a competição. Segundo Hawllysson, sua equipe vem aprendendo com os erros e se aperfeiçoando cada vez mais. “O incentivo e ajuda dos professores Manoel do Bonfim e Luiz Filho contribuíram bastante para os nossos resultados e na superação das dificuldades”, disse o estudante, que veio à Secitex representando sua equipe.

Do Campus de Santa Cruz, veio a equipe Onawale. Veteranos na competição, para eles, dedicação é a mais importante peça para o projeto, resultando em cansativas noites desenvolvendo maneiras de aperfeiçoar o robô. Essa dedicação trouxe resultado: na etapa regional estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, a Onawale conquistou sexto lugar, o que garantiu o prêmio de melhor escola pública do estado.

Segundo o coordenador da disputa, o professor Filipe Lins, a competição segue o mesmo modelo da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e as equipes têm a missão de passar por ambientes que simulam um desastre, em que o resgate precisa ser feito por robôs.

Durante a competição, os robôs precisam passar por 3 salas com diferentes obstáculos, em três rodadas. Entre a primeira e a segunda rodadas, as equipes podem realizar melhorias e adequações nos robôs. Nas 3 etapas, o mapa dos obstáculos nas salas vai ser alterado.

“O desenvolvimento de robôs trabalha várias áreas de conhecimento que os alunos estudam no IFRN, principalmente eletrônica, mecânica e programação. Esta competição, além de trabalhar o desenvolvimento dos estudantes, também serve como um treino para a Olimpíada Brasileira de Robótica, para a troca de experiências e para aumentar a integração das equipes”, comentou o professor. Ao todo, a competição reúne 90 alunos de dez campi do IFRN.

Para David Vinícius, estudante do curso de mecânica e um dos responsáveis pela organização da Olimpíada, o desafio está colocado e o aumento no número de inscritos é bom sinal: “na edição passada, em Santa Cruz, tivemos 11 equipes inscritas. Esse ano, aqui em Parnamirim, já são 21. A expectativa é um número ainda mais expressivo na próxima Secitex”, declarou David. O resultado da Olimpíada de Robótica será divulgado neste sábado (26).

Sobre a Secitex

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) é o maior evento científico, acadêmico e cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte conta com representantes dos 21 campi e da Reitoria.

Com o tema "Ciência alimentando o Brasil", a segunda edição da Secitex começou na quarta-feira (23) e vai até o sábado (26). O evento já tem mais de 3,5 mil inscritos e aproximadamente 700 trabalhos apresentados em diferentes áreas.

Além da Olimpíada, ao longo desta sexta-feira, tem continuidade a IV Mostra Tecnológica, a Mostra Coletiva de Arte, o I Prêmio de Empreendedorismo Inovador, palestras, apresentações orais do XII Congresso de Iniciação Científica (Congic), o IV Simpósio de Extensão, além da realização do I Simpósio de Ensino de Ciências.​

extensao
servidores