interinstitucional

Observatório da Diversidade recebe inscrições para eventos

II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade e II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional acontecerão virtualmente

Publicada em 06/10/2020 Atualizada há 1 ano

Submissão de resumos expandidos vai até 15 de outubro

O Observatório da Diversidade do IFRN, em parceria com Instituto Federal do Pará (IFPA) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), convidam a comunidade acadêmica brasileira a participar do II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade e da II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional. Os dois eventos acontecerão em conjunto - inteiramente online -, nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, no Canal do Observatório da Diversidade no YouTube.

A II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade convocam pesquisadores, estudantes, técnicos, membros de movimentos sociais e demais interessados a sentir e pensar "Corpos interseccionais em luto e em luta". Segundo a organização da Jornada e do Colóquio, tanto a produção do conhecimento da área temática em questão quanto as práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de formação profissional apontam para uma invisibilidade concernente às situações de vulnerabilidade e sofrimento envolvendo estudantes, mulheres e/ou LGBT+. "Disso decorre a relevância dessas pautas temáticas em tempos de pandemia", diz o resumo dos objetivos dos eventos.

Trajetória

A primeira edição da Jornada aconteceu em novembro de 2019, no Campus Belém do Instituto Federal do Pará, e teve como tema "Potências do corpo e mal-estar contemporâneo na Educação Profissional". Sob a coordenação da professora Natália Cavalcanti (IFPA/ProfEPT), o evento contou com a colaboração de outros pesquisadores e estudantes do Grupos de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política (Gicep).

O II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade, que teve sua primeira edição em 2018, também no Campus Belém do IFPA, "situa-se na continuidade do debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos, sobre o respeito às diversidades culturais, de gênero e étnicorraciais"; o Colóquio também problematiza a fragilização da democracia no Brasil em contexto pandêmico e suas implicações para as populações mais vulneráveis, refletindo sobre o papel estratégico da formação de professores e da Educação Profissional e Tecnológica enquanto atores e espaço de resistência.

Submissão de projetos

Para participar dos eventos, com submissões de resumos expandidos, o prazo é 15 de outubro de 2020, através de um formulário Google.

Portal do evento

Submissão de projeto