Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EDITORA IFRN

Novas obras da Editora IFRN trazem temas como Educação e Diversidade sexual

Lançamento ocorre no dia 8 de junho, às 19h, no Átrios Recepções

Publicada em 21/05/2018 Atualizada há 12 meses

Ao todo, 18 novos títulos serão lançados.

A materialização de ideias e o compartilhamento de conhecimento vão nortear o lançamento das novas obras publicadas pela Editora IFRN, marcado para o dia 8 de junho, às 19h, no Átrios Recepções. Ao todo, 18 novos títulos, cujas temáticas contribuem com a difusão de novas perspectivas em diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo o processo democrático de divulgação de informações produzidas nas práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto. As publicações apresentam propostas que vão de análises sobre a organização escolar ao artesanato potiguar, passando por discussões sobre ecossistema e diversidade sexual. Todo material é resultado de produções internas, com parceria de instituições locais, realizadas no ano de 2017 e que, agora, chegam, nas versões impressas e/ou eletrônicas, ao acervo do IFRN. As obras são provenientes de processo de seleção a partir de editais específicos (edital n° 14/2017 e edital n° 15/2017), os primeiros publicados pela Editora IFRN.

Contos

Fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de Informática e professores de Língua Portuguesa no Campus Canguaretama, o livro de contos intitulado Leitura e criação em jogo: conhecendo de pertinho o Beco do Uruá tem como cenário o Beco do Uruá, nome pelo qual a cidade de Canguaretama era conhecida, e narra aventuras de personagens que acabam se envolvendo em mundos exóticos e até mesmo em acontecimentos históricos, como o Massacre dos Mártires de Cunhaú. “O projeto tem o foco especialmente voltado para os jogos como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literaturas no Ensino Médio e tem nesse livro o primeiro fruto colhido, com seus contos e ilustrações criados pelos nossos alunos. Os leitores vão poder notar que os textos dialogam entre si e estabelecem um envolvimento entre o município de Canguaretama, que outrora se chamou Uruá, e o imaginário dos autores-criadores. Até mesmo quem ainda não conheceu o lugar vai se sentir nessas terras potiguares”, diz Jorge Felliphe Barbosa, coordenador de Tecnologia da Informação do campus e um dos envolvidos na construção do livro. De autoria dos alunos Eduarda Alcântara, Henrique Targino, Meire Rodrigues, Milenna Marinho, Natália Tertuliano e Semaias Machado, o projeto é coordenado por Magda Diniz, professora de Língua Portuguesa.

Diversidade Sexual 

"Diversidade sexual e educação: uma relação de desafios e possibilidades", da assistente social Aline Muras, é um dos livros do catálogo de lançamentos. Sobre as expectativas da obre, a autora declarou que "como assistente social, trabalhadora da educação e mulher lésbica, espero contribuir na defesa de uma educação pública de qualidade, laica e não heterossexista". O título serviu como dissertação de mestrado e está sendo publicado na forma de livro. A autora entrevistou alunos LGBT do Campus Macau para embasar a sua produção.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas