NEGêDi

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade realiza Julho das Pretas

5ª edição do evento será realizada no período de 28 a 30 de julho

Publicada em 27/07/2021 Atualizada há 1 ano

NEGêDi realiza estudos e pesquisas sobre educação, gênero e diversidade.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (NEGêDi/IFRN) realizará, entre os dias 28 e 30 deste mês de julho, a 5ª edição do Julho das Pretas. O tradicional evento do Núcleo objetiva celebrar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, comemorados no último domingo (25).

Além de reverenciar o protagonismo, as lutas, as conquistas e os avanços das mulheres negras na diáspora africana, na edição deste ano, os debates destacarão as contribuições e as ações desenvolvidas pelas negras, protagonistas das mudanças e transformações sociais, culturais e políticas ocorridas no Rio Grande do Norte e no Brasil.

Palestrantes convidadas

Realizado de forma virtual, nos dias 28, 29 e 30 deste mês, o evento possui em sua programação roda de conversa, minicursos e giros culturais (veja a programação abaixo). Nomes como o da professora do IFRN Aldalina Ribeiro, da advogada e pesquisadora Aline Juliete, da filósofa e educadora Euza Raquel, da antropóloga Giselma Omilê, da professora Nádia Farias, da pesquisadora Iraneide Sousa e de outras lideranças de organizações sociais, culturais e acadêmicas compõem a lista de palestrantes que ministrarão durante os três dias. A lista completa de convidadas está disponível no site do evento.

Para a coordenadora do NEGêDi, professora Maria do Socorro Silva, as mulheres negras têm contribuído significativamente para mudar o mundo longo da história tem, mas continuam sendo invisibilizadas. "Neste Julho das Pretas, queremos mais uma vez evidenciar a importância e as contribuições das mulheres negras, além de demarcar nossa posição na luta contra o genocida e em favor da democracia", declarou a educadora e uma das organizadoras do evento.

Inscrições

A inscrições continuam abertas. A comunidade externa do Instituto pode se inscrever até esta terça-feira, 27 de julho. Já para servidores e estudantes do IFRN, o período de inscrição vai até a quarta-feira, 28. O Julho das Pretas será transmitido pelo canal do Youtube do NEGêDi.

Quarta-feira, 28 de julho

15hGiro Cultural – recitação de poemas
16hRoda de conversa - Vozes e protagonismo das mulheres negras na luta antirracista

Quinta-feira, 29 de julho

HorárioAtividade
10hMinicurso “A Educação Afrocentrada na linguagem e práticas educativas”
15h30Giro cultural com a rapper Pretta Soul
16hRoda de Conversa - Mulheres Negras e espaços de poder: entre avanços e resistências
19hGiro cultural - Apresentação do livro “Poesias de uma potiguar – A letra viva é aquela que fala”
20hRoda de conversa - Saberes e Conexões Tema: Mulheres Negras entre conhecimentos e resistências

Sexta-feira, 30 de julho

15h30Giro cultural com a banda Coisa Luz
16hRoda de conversa - Fala Comunidade: Mulheres Negras - Tecendo memórias e histórias no RN

NEGêDi

Criado em 2015, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade do IFRN é um grupo de estudos e pesquisas na área da educação. As pesquisas têm como foco questões de gênero e diversidade no contexto das práticas educativas, educação popular, movimentos sociais, políticas públicas, direitos humanos e feminismo.

Site do evento

Inscrições