Evento

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade do IFRN promove Ciclo Formativo

Ciclo acontecerá no período de 23 a 30 de setembro de 2021

Publicada em 22/09/2021 Atualizada há 1 ano

Ciclo tem como tema "Mulheres, autocuidado, inclusão, saúde mental e os desdobramentos da Pandemia".

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Negêdi/IFRN) realizará, no período de 23 a 30 de setembro de 2021, mais um Ciclo Formativo, com roda de conversas e minicurso. O ciclo tem o objetivo de promover debates, reflexões e proposições sobre o tema "Mulheres, autocuidado, inclusão, saúde mental e os desdobramentos da Pandemia".

A temática faz referência ao Setembro Amarelo, mês que se concentra os debates sobre os cuidados psicossociais, a saúde mental, o autocuidado e a prevenção do suicídio. "Em nosso caso, direcionamos este tema para a pauta do cuidado e atenção com as mulheres, público prioritário em nossas ações. E com base neste contexto, relacionando outras dificuldades e limitações vivenciadas pela mulheres, propomos o tema sobre o anticapacitismo e a inclusão social das mulheres com deficiência, que veem a cada dia, restringida sua capacidade produtiva e intelectual, associada ou avaliada por sua deficiência. E precisamos dialogar sobre este tema em nossa instituição", declarou Valéria Regina, assistente social do IFRN.

As inscrições devem ser realizadas através do Suap Eventos, no link: https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao_publica/2569/. A atividade terá uma carga horária total de oito horas, com direito a certificação aos participantes inscritos. Os eventos serão transmitidos pelo canal do Negêdi no YouTube.

A programação contará com diversas atividades como: roda de conversas; socialização da produção acadêmica; e entrevista com lideranças sobre o Agosto Lilás, o Marco Temporal e a II Marcha das Mulheres Indígenas.

Quinta Feminista
Tema: Mulheres, anticapacitismo e politicas de inclusão.
Horário: 17h.
Convidadas: Eva Lídia Lima, pedagoga do IFRN Campus Nova Cruz;  Ligyanne Alencar, professora do Campus Natal-Zona Norte; Priscila Menezes, coordenadora executiva do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão.
Mediação de Livia Gomes, assistente social do Campus Nova Cruz.

Café com Diversidade
Tema: Mulheres, saúde mental e os reflexos da Pandemia.
Horário: 17h às 19h.
Convidadas: Maria das Graça Costa, psicóloga, pesquisadora, educadora e doutora em Psicologia; Amilde Fonseca, pedagoga do IFRN.
Mediação de Valéria Regina, assistente social do IFRN.

Conexões Saberes, Academia & Comunidade
Tema: Saúde Mental e autocuidado das mulheres nas produções acadêmicas.
Horário: 19h às 21h.
Convidados: Maurício Cirilo Neto, psicólogo e professor universitário; Denise Costa, estudante de Psicologia e integrante do Coletivo Negras, da Ufersa; e a psicóloga Lígia Costa.
Mediação: Professora Euza Raquel, do IFRN Campus Mossoró, e a filósofa Meire Costa.

Fala Comunidade
Tema: As muitas lutas que nos movem: Agosto Lilás e a Mobilização Indígena contra o Marco Temporal.
Horário: 19h.
Convidadas: Cacica Francisca Tapará, coordenadora da Apoime/RN; Eva Melo, professora do IFRN Campus Ceará-Mirim e diretora do Sinasefe Natal; Júlia Arruda, secretária estadual de mulheres juventude, igualdade racial e direitos humanos (a confirmar).
Mediação com as professoras Socorro Silva e Cristina Moreno.

Acesse:

Canal do Negêdi no Youtube