NAVI

Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica discute ampliação de pesquisas

Publicada em 21/08/2018 Atualizada há 12 meses

Integrantes do Navi se reúnem com reitor para discutir projetos

Representantes do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi), da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN - Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) e o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se reuniram, na sexta-feira (17) com o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor Wyllys Farkatt Tabosa, para discutir a ampliação de pesquisas no núcleo. Dentre as propostas, estão cooperações internacionais e demandas do Ministério da Saúde.

Um dos pesquisadores do Navi, o professor João Paulo ressaltou o fato de que o núcleo está sendo procurado pelo Ministério da Saúde do Brasil para executar projetos. “Nós já temos um know-how no desenvolvimento de projetos que interessam ao Ministério. Em experiências anteriores, entramos em ação e cumprimos o combinado – muitas vezes entregamos até antes do prazo. A partir do nosso conhecimento e da nossa atuação, hoje somos procurados para esse tipo de projeto”, disse o pesquisador.

Inovação

“Estamos buscando projetos importantes e que trarão benefícios tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a população em geral. Atualmente, o Navi vem atuando muito fortemente com projetos na área de inovação tecnológica em saúde, mas o núcleo não se limita a esse tipo de pesquisa”, disse o pesquisador Higor Morais, professor do IFRN, que atua no Núcleo e no Lais.

Ricardo Valentim, professor da UFRN e coordenador do Lais, destacou a relevância da parceria estratégica entre os grupos de pesquisadores das duas instituições: “O Lais é um laboratório que está em um patamar de destaque no cenário nacional quando se trata de pesquisas na área da saúde, muito pela natureza dos pesquisadores envolvidos nas pesquisas do laboratório, mais também pelo fato de estar inserido em um hospital universitário. O Navi, enquanto núcleo de pesquisa, é – para o Lais – um grande parceiro e esta relação só vem sendo intensificada pela atuação conjunta nos vários projetos na área de inovação em saúde”.

Colaborações

Os projetos de pesquisas deverão ter início ainda esse ano e atuarão em ações relacionadas a gestão da regulação de compras de equipamentos, programa de melhoria da qualidade em saúde e ciência de dados. Algumas colaborações, serão com a Universidade de Massachusetts e a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO). “A presença da Fundação de Apoio ao IFRN se torna essencial na perspectiva de facilitar os trâmites e questões relativas aos processos burocráticos. Ficamos muito felizes em mediar mais uma etapa de parcerias que estão surgindo com o Instituto Federal e o Ministério da saúde com nosso intermédio. É uma ampliação dos projetos que já estão acontecendo com a gente”, afirmou Erivan Amaral, gerente de projetos da Fundação.

Para o reitor, professor Wyllys, a política de ampliação de projetos é extremamente válida e necessária e “renderá frutos tanto para o Instituto quanto para a sociedade. Fico muito feliz com a prospecção das pesquisas, o que confirma a expertise do IFRN na execução de projetos”, finalizou.

extensao
pesquisa