Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Conscientização

Novo núcleo no IFRN foca em educação, gênero e diversidade

Iniciativa visa fortalecer a equidade de gênero e a inclusão no Instituto

Publicada por Ester Macedo em 25/07/2024 Atualizada há 1 mês

A Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional (Dici) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) finaliza a série de matérias sobre os núcleos de apoio aos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão da instituição, ligados à Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Ao longo da série, foram destacadas matérias especiais sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). Encerrando a sequência, apresentamos o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (Nugedi):

Educação, gênero e diversidade

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (Nugedi) é responsável por articular setores para transversalizar análises e promover a conscientização e equidade de gênero na instituição, visando superar exclusões sociais, estimular o respeito às diferenças, promover a diversidade e inclusão, e eliminar preconceitos e discriminações, especialmente em relação à vida de mulheres e das populações LGBTQIAPN+, promovendo, sobretudo, a dignidade da vida humana.

A pró-reitora de Ensino, Anna Catharina, como mulher e participante da comunidade LGBTQIAP+, explicou: “o Nugedi tem o fundamento de despertar em cada membro da nossa comunidade interna, seja estudante, servidor, professor ou técnico, a discussão de questões que estão batendo à nossa porta. Temos a necessidade de fazer com que as pessoas se sintam acolhidas nos nossos ambientes e que as demais pessoas passem a respeitar essa população a partir do conhecimento. Todas as unidades precisam desse olhar diferenciado e acolhedor a partir de uma política que seja assertiva para essa inclusão”.

Embora as questões de gênero e diversidade sejam relevantes há muito tempo, o Nugedi no IFRN foi estabelecido apenas em 2023. Sendo o núcleo mais recente da instituição, ainda está em fase de desenvolvimento de atividades para implementação nas unidades administrativas. Esses grupos serão constituídos em cada Campus e contarão com uma coordenação sistêmica colegiada, vinculada ao gestor sistêmico deste serviço, composta por quatro servidores eleitos entre os coordenadores dos núcleos.

A assessora do Núcleo, Amilde Fonseca, ressaltou a real importância do grupo para a Instituição: “As pessoas precisam desenvolver a consciência de que todos os indivíduos merecem respeito. É um princípio da nossa Constituição e do direito natural à dignidade da pessoa humana. No Nugedi, seguimos esse princípio: o respeito ao ser humano tal como ele é, independentemente da fé que professa, da orientação sexual que segue e do gênero que o corpo expressa”.

Ações futuras

Devido à novidade do Núcleo, as ações estão sendo desenvolvidas para futura implementação. Para este ano, a assessora Amilde destaca cerca de cinco iniciativas que abordam discussões sobre gênero e gestão feminina. Conheça:

  • Oficialização da comissão e constituição do Nugedi da Reitoria para futura formação dos núcleos em outros campi;
  • Participação ativa no Grupo de Trabalho (GT) de enfrentamento aos assédios;
  • Elaboração de cartilhas para enfrentamento aos assédios, em conjunto com a Unidade de Gestão de Integridade (UGI) e a Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae);
  • Articulação junto a A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) e a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digpe) para a realização de um ciclo de capacitação em gestão para mulheres servidoras, que acontecerá em setembro, outubro, novembro e dezembro, um dia em cada mês;
  • Colaboração em um seminário híbrido com a Universidade do Chile, entre pesquisadores de ambas Instituições, com o objetivo de aprendizado sobre gênero e diversidade destes países.

Mulheres na Educação

Veja algumas ações realizadas na Instituição para apoiar as mulheres por meio da educação:

Palavras-chave:
IFRN Nugedi Diversidade Gênero

Notícias relacionadas