Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Educação

Novo ministro toma posse e reafirma diálogo com os IFes

A cerimônia foi hoje, em Brasília.

Publicada em 07/04/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O reitor do IFRN cumprimenta o novo ministro

Já no primeiro dia como ocupante da pasta da Educação, o novo ministro  Renato Janine Ribeiro, fez questão de reiterar a necessidade de conhecer melhor as ações, propostas e demandas dos Institutos Federais.   Logo após a posse, o ministro confirmou para as 9h30 de amanhã  o encontro com membros do do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).  ,

Presente à solenidade, o presidente do Conif e reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, disse que o momento é de priorizar o diálogo.  "Temos assuntos importantes para tratar em relação a questões orçamentárias e financeiras para dar continuidade às ações que já vinham sendo desenvolvidas e garantir a realização de projetos futuros", afirmou o reitor, destacando a importância da expansão dos Institutos Federais como um projeto estruturante de educação, essencial para o País.  Além dele,  estiveram presentes à cerimônia de posse e à solenidade de transmissão do cargo os demais membros da diretoria do Conselho.
 
No  discurso de posse, Renato Janine Ribeiro pediu a união de todos os setores da sociedade para o Brasil avançar no setor, considerado por ele  como instrumento decisivo para a justiça social e para a cultura da paz. “Queremos que o Brasil seja um país de todos, sem qualquer discriminação, com absoluta igualdade de oportunidades”, disse. “Não poderemos, evidentemente, promover mudanças sem uma constante valorização do professor, em todos os níveis de ensino”.
 
 Um professor no Ministério

O novo ministro da Educação,  Renato Janine Ribeiro, é doutor em Filosofia e lecionava as disciplinas de Ética e Filosofia Política na  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.  Entre os cargos que ocupou destacam-se os de presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt), entre 1991 e 1994, e secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999.

Renato Janine foi também foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008, quando coordenou mais de 2,5 mil cursos de mestrado e doutorado do Brasil.  Autor de diversas obras na sua área de formação,  o ministro foi vencedor do Prêmio Jabuti 2001 na categoria ensaios e ciências humanas com o livro   "A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil".

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas