Coordenação de Atenção a Saúde do Servidor

Inovação nos Projetos de Atenção à Saúde do Servidor são a meta de 2019

Coordenação promoverá ações com focos em diversas áreas

Publicada em 08/03/2019 Atualizada há 1 ano

"Vamos dar continuidade à política e programa de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho"

"Mais da metade do nosso recurso é alocado para os campi desenvolverem os seus projetos, uma outra parte dele é destinada aos Jogos Intercampi aos Servidores, que cresce a cada ano e está quase se tornando a 'Olimpíada do IFRN'", diz, com humor, Cíntia Gouveia, coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor sobre dois dos trabalhos pelos quais a coordenação – a Coass – é mais conhecida. O programa de apoio aos projetos dos campi é o "carro-chefe" entre os trabalhos, ela define; todos os anos, desde 2014, o edital é lançado convocando os campi a inscreverem suas propostas, especificando o que cada unidade precisa desenvolver nos aspectos de qualidade de vida no trabalho e saúde do servidor. Conversamos com Cíntia sobre os projetos para 2019.

Asce — Quais são os planos para esse ano?

Cíntia Gouveia Em 2019, vamos dar continuidade à política e programa de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho a fim de que os campi desenvolvam seus projetos. Tem outros projetos que são mais sistêmicos, também promovidos pela Coass, onde servidores de todos as unidades podem participar: Saúde Vocal para cuidados com voz (destinado especialmente a docentes), o Saúde Bucal, com uma odontóloga que envolve a profilaxia e prevenção, e o Saúde Mental, o mais antigo, com plantão psicológico aberto toda sexta-feira para qualquer servidor, estagiário ou terceirizado que queira conversar com algum profissional da psicologia sobre uma demanda pessoal ou profissional.

Asce — Que outras ações destacaria para 2019?

Cíntia Gouveia As capacitações voltadas à saúde do servidor vão continuar, esse ano teremos uma capacitação voltada para servidores que recebem o adicional de periculosidade, prevenindo dos riscos do trabalho. Já os Jogos Intercampi para os servidores estão programados para acontecer em julho, eles são muito importantes pois além da competição promove uma integração muito rica entre os profissionais. Outro evento esportivo menor, o torneio de tênis está programado para acontecer em novembro. O Aposentação, programa anunciado no final do ano passado, começará várias ações, como uma já em março chamada “Planejamento e Orientação para a Aposentadoria”.

Asce — Aposentação? O que seria?

Cíntia Gouveia serão encontros, onde, principalmente, servidores mais próximos de se aposentar terão a oportunidade de refletir sobre esse momento, dialogando sobre temas como identidade e trabalho, educação financeira, envelhecimento e saúde, relacionamento conjugal, dentre outros.

Asce — E quais são as novidades entre as atividades da coordenação?

Cíntia Gouveia Temos muitas novidades para esse ano. O programa “Dialogando sobre saúde mental na escola” está em fase de conclusão do planejamento e deverá iniciar a execução ainda no mês de março, ele envolve visitas de um grupo de psicólogos em todos os campi para criar rodas de conversa sobre saúde mental discutindo questões práticas - o que fazer quando perceber que um colega ou um aluno está passando por um sofrimento mental, por exemplo. A ideia é instrumentalizar servidores e terceirizados a fim de identificar sinais de sofrimento mental e aprender como atuar perante eles. Outra atividade será o projeto “Prevenção aos riscos psicossociais no trabalho”, ele terá algumas oficinas no primeiro semestre, já lançados pelo e-mail dos servidores, com temas como comunicação, conflitos, como falar em público, são situações que a gente precisa estar lidando no dia-a-dia de trabalho e vão ser tratadas de uma forma bem prática nas oficinas. No segundo semestre, será criado um novo grupo terapêutico, diferente do de ansiedade, voltado ao projeto de vida, ajudando os servidores a construir uma ponte entre seu trabalho e vida pessoal.

servidores