Novembro Negro: organização suspende segundo dia de atividades

Fortes chuvas na capital levaram à decisão

Publicada por Jose Nascimento em 28/11/2023 Atualizada há 7 meses

Realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen/IFRN), o III Encontro Sistémico do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neabi) do IFRN e o I Seminário Escurecendo os Fatos: Corporalidades e produções de conhecimento Negres no RN foi suspenso na manhã desta terça-feira, 28 de novembro.

Em comunicado oficial, o coordenador do Neabi, professor Gilson Rodrigues, orientou participantes quanto a programação do evento: “Diante das fortes chuvas e de como se encontra a cidade de Natal e Região Metropolitana, somado às orientações da Defesa Civil sobre os riscos de se estar na rua, comunicamos que o segundo dia do nosso evento será cancelado. Quem puder, se resguarde na segurança do seu lar. Em breve anunciaremos as atividades previstas em caráter remoto.”, disse

Consciência Negra e o Neabi

O Novembro Negro Sistêmico é elaborado em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695.

Já o Neabi se configura como uma iniciativa política, pedagógica institucional com o intuito de valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito à diversidade. O núcleo é formado por representantes de estudantes, docentes, corpo técnico-administrativo, incluindo as equipes técnico-pedagógicas dos campi. É responsável por fomentar e promover ações de natureza sistêmica, no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.