Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Em visita ao Canadá, reitor do IFRN promove expansão de parcerias estrangeiras
Internacionalização

Em visita ao Canadá, reitor do IFRN promove expansão de parcerias estrangeiras

09/05/2017 - Propostas surgiram durante visita à capital do país, Ottawa

Em visita ao Canadá, reitor do IFRN promove expansão de parcerias estrangeiras

Rodadas de negócios criaram oportunidades de parcerias internacionais

“A Conferência Anual de Colleges and Institutes (CICan) foi uma ótima oportunidade para o IFRN”. Esse foi o parecer inicial do professor Wyllys Farkatt Tabosa, reitor do Instituto e integrante da comitiva que, além da conferência, ainda visitou algumas entidades de ensino naquele país. A CICan aconteceu entre 30 de abril e 2 de maio, no Canadá e contou com a participação de representantes de oito institutos federais.

Na sede da CiCan, que é um coletivo de instituições de ensino canadense, houve reunião com o embaixador do Brasil no Canadá; no Parlamento Canadense, os representantes das delegações brasileiras foram recepcionados pelo ministro das Relações Exteriores do país: essas ações mostram o foco e a importância dados à visita técnica, organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O diplomata Denis Fontes de Souza Pinto, que é o embaixador do Brasil no Canadá, se colocou à disposição do Conselho, demostrando empenho na ampliação das parcerias entre os países. Ainda aconteceram reuniões com a representante do Ministério da Educação da Coreia do Sul e com a equipe do MEC e do CiCan. participou de discussões, mesas de trabalho, rodadas de parceria e de negócios.

Parcerias

Tendo tratado com representantes de diversas escolas, como o North Colleges – com quem o IFRN abrirá negociação para um projeto de virtualização de laboratórios –, o intuito da viagem foi expandir o propósito de internacionalização da Instituição, consolidando as funções de pesquisa e inovação e de extensão do Instituto. Sobre as rodadas de negócios, o professor Wyllys destacou a importância de iniciativas como a proposta de parceria para formação e capacitação de pessoal nas áreas de mineração e petróleo e gás, feita pelo chefe da delegação do Senegal ao IFRN.

Álbum - fotos da visita e das atividades da Conferência