Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Neabi realizará ciclo formativo sobre consolidação das bancas de heteroidentificação
Diversidade étnica e racial

Neabi realizará ciclo formativo sobre consolidação das bancas de heteroidentificação

23/05/2022 - Primeiro dia do evento acontece no próximo dia 25 de maio

Neabi realizará ciclo formativo sobre consolidação das bancas de heteroidentificação

As inscrições seguirão abertas até os dias de realização do evento, que acontecerá no decorrer de 2022.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Neabi/IFRN), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino  (Proen), realizará o I Ciclo Formativo, que trará como tema a “Consolidação das bancas de heteroidentificação: implicações sobre o bicentenário da independência nos dez anos da ‘lei de cotas’.”

O Ciclo Formativo acontece por meio de sessões nos meses de maio, junho, julho, agosto e outubro em formato virtual, com transmissão presencial na unidade de realização do evento. O primeiro encontro acontece no dia 25 de maio, conforme programação, e iniciará a discussão apresentando um panorama geral sobre os principais temas que serão discutidos.

As inscrições foram abertas no dia 17 de maio e seguirão até os dias de realização do evento, que acontecerá no decorrer deste ano de 2022. O evento é gratuito e aberto para as comunidades interna e externa do IFRN. 

Segundo o professor e coordenador do Neabi sistêmico do IFRN, Gilson Rodrigues, a proposta do evento surge de diversas demandas institucionais reverberadas de complexos processos - históricos, sociais, culturais e políticos - que marcam a sociedade brasileira, sobretudo o advento do Brasil enquanto Estado Moderno e independente.

"Não é possível falar na construção da brasilidade sem falar nas diferenças e desigualdades étnicas e raciais que as constituem. Dessa forma, este evento surge pela urgência da instituição das bancas de heteroidentificação, como parte do processo de reconhecimento destas de desigualdades e garantia do exército de direito a acesso a espaços de maiores oportunidades e direitos", detalha Gilson.

Acesse

Página para realização de inscrição

Ações do documento

Página em carregamento