Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Neabi lança exposição online As Áfricas em nós
Dia da África

Neabi lança exposição online As Áfricas em nós

25/05/2020 - Ação busca valorizar a ancestralidade africana no IFRN, com fotos de servidores e servidoras

Neabi lança exposição online As Áfricas em nós

A fim de destacar a importância e a valorização da cultura africana, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) lançou a exposição online "As Áfricas em nós: ancestralidades negras no IFRN". A ação teve como motivador o Dia da África, 25 de maio. Nesta data, em 1963, foi criada a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana.

O projeto consistiu em apresentar as imagens de servidores pretos e pretas dos campi do IFRN, destacando a sua cor de pele, nos mais diversos tons, e suas ligações com a história africana. A curadoria foi de Gilson Rodrigues (Campus Pau dos Ferros) e Nilton Xavier (Campus Canguaretama).  O responsável pela exposição virtual foi Jalon Medeiros (Campus Pau dos Ferros). O Neabi está presente em todos os campi do IFRN, com ações de pesquisa e de extensão, e tem a coordenação sistêmica do professor Nilton. Confira abaixo o texto de apresentação do projeto e o link para acesso à exposição:

Duas regiões separadas pelo mesmo Oceano! De um lado do Atlântico o enorme continente africano, com suas milhares de etnias, famílias, cultos e todo seu antigo conhecimento. Do outro lado, o país batizado de Brasil, com suas proporções continentais. É bem verdade que a história brasileira, tal qual a história de todo o povo negro espalhado pelo mundo – nessa longa e duradoura diáspora, está marcada por muito sofrimento. No entanto, apesar das tentativas que fizeram, e fazem, de nos exterminar, a força dos nossos ancestrais africanos reside em nós, em nossa inteligência, criatividade, resiliência e alegria!

Dessa forma, como uma homenagem do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas – Neabi ao 25 de maio, Dia Internacional da África, criado em 1963, a exposição virtual “As Áfricas em nós: ancestralidades negras no IFRN”, resolve expressar essa memória por meio dos corpos de servidores e servidoras – nos mais variados tons – que voluntariamente posaram diante de câmeras e nos enviaram suas fotos.

Com isso, não apenas exaltamos nossa beleza e representatividade, mas lembramos que, apesar de tanto sangue e lágrimas que foram e continuam sendo derramados no solo desse país, estamos aqui, ocupando os lugares, todos os lugares! No IFRN, somos trabalhadoras e trabalhadores da Educação presentes nas salas de aula, nos setores administrativos, na segurança dos prédios, em sua limpeza, nas direções, nos laboratórios, palcos, ateliês ou quadras! Estamos aqui para honrar o povo africano que vive em nós e todo o povo negro ao redor do mundo!

A crescente presença de estudantes, pesquisadores e técnicos negros dentro dos espaços de formação acadêmica hoje constitui uma realidade transformadora; a produção do conhecimento pautado no ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, temática ressaltada na educação para as relações étnico-raciais, visibiliza positivamente a participação negra na formação da sociedade brasileira. Por isso, nos unimos em coro nesse dia, como forma de nos aquilombarmos com nossos irmãos e irmãs ao redor deste mundo e para reafirmar que “vidas negras importam!”

As Áfricas em nós: ancestralidades negras no IFRN

...

Ações do documento

Página em carregamento