Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENDP

Natal recebe Encontro Nacional de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino

Evento acontece de 20 a 23 de setembro, no Praiamar Hotel

Publicada em 16/09/2016 Atualizada há 1 ano

De terça (20) a sexta-feira (23), Natal recebe a 36º edição do Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). O Encontro, realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e organizado pela sua Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), deve reunir mais de 500 dirigentes e técnicos de recursos humanos de instituições de todos os estados do país.
 
O tema que vai nortear os debates nesta edição do evento é "Gestão com pessoas – um diferencial nas organizações". “O mais importante deste evento é o compartilhamento de experiências. No encontro, nós conseguimos discutir o que cada um está fazendo e, com isso, conseguimos otimizar o fluxo de atividades em cada instituição”, ressaltou Auridan Dantas, diretor de Gestão de Pessoas do IFRN e coordenador-geral do evento.
 
Entre os destaques desta edição do ENDP, estão o lançamento do livro “Por dentro do IFRN”, na terça-feira, e, no último dia do evento, a palestra com o historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Leandro Karnal, em comemoração ao aniversário de 107 anos do IFRN. Além de Karnal, palestram também Eduardo Carmello, consultor organizacional e educacional; Thiago Murilo Nóbrega galvão, procurador federal; Geraldo de Almeida, profesor da UFRN; Sônia Regina Guimarães, facilitadora do Sistema Sebrae e professora de consultoria do IFMG; Fátima Nunes, nutricionista do IFRN e Deliany Maia, auditora do IFRN. O encontro vai acontecer no hotel Praiamar Natal, em Ponta Negra.

Ainda durante o evento, serão apresentados relatos de experiência em gestão de pessoas no serviço público, sendo nove comunicações orais e 19 banners. Todos os trabalhos vão ser avaliados por duplas e os dois melhores de cada grupo serão premiados no dia 23 de setembro, antes da palestra de Leandro Karnal. Os autores dos trabalhos mais bem avaliados ganham tablets.
 
Esta é a primeira vez que um Instituto Federal fica responsável pela realização do ENDP, organizado tradicionalmente por universidades federais. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
 
Por dentro do IFRN

O livro “Por dentro do IFRN”, organizado pela jornalista Marília Estevão, resume a história da origem do Instituto e a expansão no estado ao longo dos últimos anos, além de apresentar informações importantes sobre cada um dos 21 campi, as cidades onde eles estão instalados e as regiões em que atuam. 
 
O lançamento vai ocorrer durante a abertura do ENDP, às 19h do dia 20 de setembro, no Praiamar Hotal. Após o lançamento, uma versão digital será disponibilizada no repositório institucional do IFRN.
 
107 anos

O IFRN foi fundado em 1909, durante o governo do então presidente Nilo Peçanha. Na época, foram inauguradas 19 Escolas de Aprendizes Artífices em todo país, entre elas, a que se tornaria o Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
Já a primeira fase de expansão do IFRN aconteceu em 2006, ano em que foram instaladas as unidades de Currais Novos, Ipanguaçu e Natal-Zona Norte. O plano de expansão tinha como objetivo contemplar municípios distantes das regiões metropolitanas do Rio Grande do Norte.
Com a expansão, o instituto passou de 6,7 mil alunos matriculados para mais de 30 mil estudantes. Atualmente, o IFRN é a principal instituição na oferta de educação profissional do estado e se destaca cada vez mais por sua variedade de cursos e excelência no ensino oferecido a seus alunos.