Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CTC Luiza de França

Museu do Brinquedo Popular recebe visita de escolas em alusão ao Mês das Crianças

Museu foi reaberto no primeiro semestre de 2025 e funciona gratuitamente no bairro da Cidade Alta

Publicada por Mirelly Sampaio em 03/11/2025 Atualizada em 3 de Novembro de 2025 às 11:17

Foto: Lucas Marques
Foto: Lucas Marques

O Museu do Brinquedo Popular, localizado no antigo campus Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e hoje funciona como Centro de Tecnologia e Cultura Professora Luiza de França, vem ampliando o numero de visitas, e durante o mês de outubro, realizou atividades alusivas ao mês das crianças.

Foto: Lucas Marques
Foto: Lucas Marques

O brincante responsável por guiar os visitantes na visita, Ricardo Buihú, ressaltou a retomada das atividades e o envolvimento pedagógico com as crianças: “O museu já está recebendo visitas agendadas, com grupos de 25 a 30 alunos, que participam de oficinas de brinquedos e atividades como pintura, preparando-os para interagir com o acervo e criar um imaginário lúdico”.

Ele acrescentou que a visibilidade na mídia recentemente aumentou o interesse pelas visitas e destacou o trabalho de acompanhamento com estagiários e professores durante as oficinas.

Uma das instituições visitantes do museu, foi a Creche Municipal Nova Extremoz, do município de Extremoz, que esteve no museu no último dia 08 de outubro. Ao todo, 142 crianças da creche participaram, com uma visita guiada, explorando o espaço e participando de atividades lúdicas. A diretora da creche Nova Extremoz, professora Kátia Patrícia, comentou sobre a iniciativa de levar as crianças ao museu: “Estamos trabalhando atividades alusivas ao Dia da Criança e pensamos no Museu do Brinquedo. Queremos proporcionar às crianças uma vivência diferente, fora das telas, com brinquedos que podem ser construídos por elas e suas famílias, despertando curiosidade e criatividade”, destacou.

Foto: Lucas Marques
Foto: Lucas Marques

Ela acrescentou: “Pela manhã, a turma estava bem eufórica, o que mostra a carência de experiências externas à escola. As crianças se encantaram com os brinquedos, comparando com aquilo que seus pais brincaram no passado. Foi um momento de grande interação e aprendizado, permitindo que elas vivessem o brincar de forma diferente e criativa.”

Centro de Tecnologia e Cultura

O diretor do CTC, professor Lerson Maia, destacou que a reforma para a inauguração do centro segue com bom andamento e reiterou a importância de um espaço tão rico. Quando aberto, a parte tombada do prédio concentra salas para atividades de dança, teatro, música, ateliês de artes e uma galeria de artes, enquanto o prédio mais novo abrigará o Museu do Brinquedo, o memorial e uma sala de leitura/biblioteca, além de retomar a cinemateca do projeto original.

Foto: Lucas Marques
Foto: Lucas Marques

Segundo o diretor, a parte tecnológica funcionará na incubadora e no laboratório de moda, com foco em estamparia e vestuário, incluindo uma máquina adaptada para cadeirantes, promovendo inclusão social.

Museu do Brinquedo Popular

Além do acervo, o museu publicou livros e trabalhos relacionados à pesquisa sobre brinquedos. Um livro de fotografia com poemas e referências literárias, e um livro acadêmico com relatos de mais de 200 brinquedos obtidos a partir de entrevistas com moradores mais antigos, preservando memórias e a história cultural do espaço.

Para agendamento de visitas, é necessário entrar em contato pelo telefone (84) 99701-8450 ou através do e-mail: museudobrinquedopopular@outlook.com. Para mais informações, siga a página oficial do Museu do Brinquedo Popular e do CTC Luzia Vieira de França no Instagram.

Palavras-chave:
Dia das Crianças Ensino infantil Museu do Brinquedo Brinquedo Popular