Mulheres Mil

Mulheres Mil: transformando vidas e construindo futuros

Programa tem como objetivo promover a educação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Publicada por Giovanna Alves em 08/03/2024 Atualizada há 1 mês, 3 semanas

Em 2011, o Programa Mulheres Mil foi criado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de promover a educação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A oferta de Cursos de Formação Continuada (FIC) busca contribuir para a promoção da autonomia da mulher e a criação de oportunidades no mercado de trabalho para que consigam melhorar a qualidade de suas vidas e de suas comunidades.

mulheres bus (3)

O Programa, que oferece cursos de profissionalização e complementação de estudos em 22 campi do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), já impactou mais de 4 mil mulheres ao longo dos anos de adesão do Instituto ao programa.

Exemplos disso são as estudantes Meyriane Oliveira, indígena da comunidade Catu, localizada em Canguaretama, que fez o curso de agricultura familiar em 2016; e Maristela Silva, moradora de Natal, que fez o curso de Cuidadora de Idosos.

mulheres bus (4)

Transformando vidas: Meyriane Oliveira

Meyriane Oliveira é um exemplo de superação e determinação. Motivada pela necessidade, ela se inscreveu no Curso de Agricultura Familiar do Programa Mulheres Mil, oferecido pelo Campus Canguaretama. Como mulher indígena, a estudante viu sua vida mudar radicalmente graças ao Programa e à sua decisão de seguir na vida acadêmica.

mulheres bus (2)

Antes de iniciar sua jornada com o Mulheres Mil, Meyriane enfrentava desafios diários, vivendo da venda de artesanato e da ajuda de familiares. Em 2016, sentiu-se motivada a buscar uma nova direção para sua vida. Ao longo do curso, a estudante teve um despertar para a realidade da violência doméstica que ela e sua mãe enfrentaram. O momento crucial a motivou a se tornar uma defensora dos direitos das mulheres indígenas, encontrando sua voz na luta pela proteção dos territórios e pela valorização das tradições ancestrais.

Apesar das dificuldades enfrentadas, como a falta de transporte para a faculdade, que muitas vezes a levava a caminhar longas distâncias, Meyriane encontrou no Mulheres Mil não apenas uma fonte de conhecimento, mas também de esperança e empoderamento. Ao se formar em Educação do Campo e atualmente finalizando o mestrado em Antropologia Social, Meyriane se tornou um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa na transformação de vidas.

Construindo futuros: Maristela Silva

Maristela Silva é outro exemplo de realidade transformada através da educação. Motivada pela experiência de cuidar de seus avós em casa, ela se inscreveu no Curso de Cuidadora de Idoso do Programa Mulheres Mil, oferecido pelo Campus Natal-Central.

WhatsApp Image 2024-03-08 at 14.03.13 (1)

Apesar dos desafios de conciliar a rotina de estudos com o cuidado das duas filhas, Maristela contou com o apoio da família para concluir o curso: "Tive que conversar com meus pais para que me ajudassem a cuidar das minhas filhas enquanto eu estudava", relatou.

A experiência no curso foi enriquecedora para a estudante: "Aprendi como ter os devidos cuidados com pessoas idosas, com deficiência e crianças. Também aprendi sobre cuidados com medicação e atenção especial a quem tem problemas de pressão”, contou

O Programa Mulheres Mil proporcionou a Maristela a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho: "Antes, eu não estava empregada e só meu esposo trabalhava. Agora, com o conhecimento adquirido no curso, estou trabalhando e ajudando nas contas de casa", celebrou.

A estudante reconhece o impacto positivo do programa em sua vida. "O Mulheres Mil me ajudou a chegar onde estou hoje. Assim que terminei o curso, fui encaminhada para o mercado de trabalho e estou adquirindo novas experiências. O curso me deu a oportunidade de utilizar meu conhecimento para ajudar pessoas com deficiência", destacou.

Aplicação

Para Luciana Rabelo, a aplicação do Mulheres Mil também pode ajudar a combater a exclusão social e a marginalização de mulheres em situação de vulnerabilidade: “Ao oferecer formação e qualificação profissional, o Programa abre novas perspectivas para essas mulheres e ajuda a superar as barreiras que as impedem de acessar oportunidades educacionais e de trabalho, reduzindo os índices de miséria e elevando os níveis educacionais, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do País com mais equidade e justiça social”, explicou.

De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFRN, professora Samira Delgado, o Mulheres Mil é um Programa que transforma a vida das mulheres, pois além da formação profissional, possibilita também o autoconhecimento e o empoderamento delas. Ela afirmou: “Ao transformar a vida das mulheres, o Programa contribui para a transformação das comunidades em que elas estão inseridas, pois comumente essas mulheres compartilham e multiplicam os conhecimentos e experiências vivenciadas durante a formação”.

Cidadania
Programa Mulheres Mil