Apoio ao aluno

Mudanças: Gestão de Atividades Estudantis tem nova diretora

Odisséia Gaspareto vai substituir Erivan Sales do Amaral, que se aposentou no último dia 30

Publicada em 07/07/2017 Atualizada há 12 meses

Digae é responsável por ações, atividades e serviços que busquem fortalecer a permanência e êxito do estudante

A Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis (Digae), com sede na Reitoria do IFRN, é o setor responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações, atividades e serviços que buscam fortalecer o acesso, a permanência e êxito do estudante no ambiente escolar e a formação de cidadãos reflexivos e críticos. À frente da diretoria desde a posse do professor Wyllys Farkatt Tabosa como reitor, o também professor Erivan Sales do Amaral anunciou, em 30 de junho, sua aposentadoria. A pasta, que objetiva consolidar o direito de todo estudante a permanecer na escola, sendo tratado com igualdade e garantindo-lhe uma formação consistente e compatível com as atuais exigências da sociedade, passa a ser dirigida por Odisséia Gaspareto, professora da área de Meio Ambiente, do Campus Natal Central.

Coordenando o processo de transição de cargo, Karina Silva, que trabalha com Erivan desde os tempos em que ele foi diretor geral no Campus Santa Cruz, falou sobre o gestor: “trabalhei com professor Erivan, aqui na Digae, desde o ano passado até sair a publicação de sua aposentadoria. Desse tempo de convívio, destaco a oportunidade de aprendizados institucionais importantes".

A professoraOdisséia, que assume a pasta, resumiu o momento: “foi com muita alegria que recebi o convite para a Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis, substituindo o Prof. Erivan, que vinha desenvolvendo um trabalho de excelência no setor. O desafio será grande, mas a vontade que dê certo é bem maior, pois visamos sempre o melhor para os nossos estudantes”.

Gestão

Com uma história de vida acadêmica e profissional em que o IFRN foi presença constante, conversamos com o professor Erivan sobre os desafios e conquistas no período em que geriu a Digae. Ele citou três projetos como destaque de sua gestão: o fortalecimento dos Grupos de Trabalho (GT) que já existiam e a criação dos GT’s de Psicologia, de Nutrição e de Esportes; o módulo da Digae no Suap; e o trabalho para evitar a evasão escolar: “nós somos tão bons no que a gente faz que quando chega no terceiro ano, nossos alunos do integrado são aprovados no Enem, seguem para Universidade, criando evasão”, disse.

Ainda sobre seu tempo à frente da Diretoria, Erivan falou sobre os Jogos Intercampi, que reuniu em 2017, estudantes de 20 campi em Currais Novos: “mais de 1.400 alunos foram para o Seridó. Foi sucesso muito grande, reconhecido por todos”, enfatizou.

Funcern

Aposentando-se do trabalho na Reitoria, Erivan assume compromissos junto à Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), como gerente de projetos. Responsável pelo apoio às ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional do IFRN, a fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos.

Perguntado sobre sua nova casa, Erivan declarou: “fazer parte do trabalho que a Funcern já vem realizando, trazendo melhorias, como levar a Fundação aos campi, mostrando seu funcionamento e trazendo o cotidiano dos campi para dentro do órgão: esse é o nosso objetivo. Trabalharemos com muitos projetos, numa relação de mais proximidade da Funcern para o IFRN e do IFRN para a Funcern. Uma certeza já tempos: vamos trabalhar muito com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e com a Pró-Reitoria de Extensão, desenvolvendo projetos que serão bons para toda a comunidade do Instituto e para a sociedade em geral”.

Wyllys saudou o colega: “Conheço o professor Erivan há mais de 20 anos e sei de sua capacidade de trabalho, sua dedicação à instituição e seu compromisso profissional, que lhe conferem, neste momento, as atribuições para uma nova missão. Não há, na prática, a aposentadoria de Erivan: agora é tempo de ele seguir, a exemplo do que fez na Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae), fortalecendo o IFRN”, declarou o reitor.

Acesse

Página da Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis – Digae

Página da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN – Funcern

Íntegra da entrevista com o professor Erivan Sales do Amaral