Secitex 2015

Mostra Tecnológica e exposição de pôsteres são os destaques do dia

Aconteceram ainda palestras e diversas apresentações culturais

Publicada em 20/11/2015 Atualizada há 1 ano

Todos os trabalhos foram avaliados de perto por uma equipe de professores

No terceiro dia da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), o destaque foram a III Mostra Tecnológica do Instituto e a exposição de pôsteres. As 2 atividades tiveram início ontem (19), às 14h. Hoje (20), as apresentações aconteceram tanto pela manhã quanto à tarde. A Secitex está sendo realizada pelo Campus Santa Cruz do IFRN.

A Mostra Tecnológica é a uma apresentação de produtos e tecnologias resultantes de pesquisas científicas. Para serem apresentados, os trabalhos passam por uma criteriosa seleção e, durante a exposição, são avaliados por uma equipe de professores. De acordo com Sandro Alves, avaliador e professor do Campus Parnamirim do IFRN, são avaliados pontos como criatividade, inovação, comprometimento dos estudantes e aplicabilidade da ideia. Para avaliar os 33 trabalhos apresentados na Mostra Tecnológica do IFRN, foi necessário um grupo de 37 avaliadores – cada trabalho foi analisado por 3 a 4 pessoas diferentes.

A estudante Letícia Andrade veio do Campus São Gonçalo do Amarante para apresentar seu trabalho na Mostra. O projeto que ela desenvolveu usa cascalhos da perfuração de poços de petróleo para a produção de artefatos de cimento. Para Letícia, participar de congressos e mostras tecnológicas é uma grande oportunidade para promover a troca de conhecimentos entre pesquisadores e a sociedade. O evento vai credenciar os melhores trabalhos para 3 das maiores feiras de tecnologia do país, a Febrace, da Universidade de São Paulo, a Mostratec, que acontece em Novo Hamburgo-RS, e a Infomatrix, de Lajes-SC.

Já a exposição de pôsteres era referente ao XI Congresso de Iniciação Científica (Congic), ao Simpósio de Extensão e à Exposição Tecnológica e Científica do Campus Santa Cruz (Expotec). Somando os 3 eventos, a Secitex selecionou um total de 480 projetos a serem apresentados. Para avaliar tudo isso, foi preciso uma equipe de cerca de 250 avaliadores, entre professores do IFRN, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) e de escolas públicas da região do Trairi do Rio Grande do Norte.

Ainda na sexta, foram realizadas 3 palestras. Em uma delas, o assessor de Relações Internacionais do IFRN, Marcelo Camilo, falou sobre internacionalização e oportunidades de intercâmbio. Na outra, o economista Marcus Sampaio, também do Instituto, apresentou o programa de incubação de empresas da instituição. Na terceira palestra, Thiago Medeiros, professor do Campus EaD, lançou o repositório institucional Memoria, no qual alunos e servidores poderão disponibilizar sua produção científica. Também na sexta aconteceram dezenas de apresentações culturais nos diversos espaços do Campus Santa Cruz, com destaque para a Noite Cultural promovida na Vila de Todos, uma das maiores praças públicas da cidade de Santa Cruz, com apresentações de diversos campi do IFRN.

A Secitex se encerra neste sábado, com a premiação dos melhores trabalhos de todas as atividades que formam o evento: o Congic, a Mostra Tecnológica, o Simpósio de Extensão, a Expotec e a Olimpíada de Robótica do IFRN. A premiação começa às 8h, no auditório do Campus Santa Cruz.

Acesse:

Secitex 2015