Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Secitex 2015

Mostra Tecnológica e exposição de pôsteres são os destaques do dia

Aconteceram ainda palestras e diversas apresentações culturais

Publicada em 20/11/2015 Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:48

Todos os trabalhos foram avaliados de perto por uma equipe de professores
Todos os trabalhos foram avaliados de perto por uma equipe de professores

No terceiro dia da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), o destaque foram a III Mostra Tecnológica do Instituto e a exposição de pôsteres. As 2 atividades tiveram início ontem (19), às 14h. Hoje (20), as apresentações aconteceram tanto pela manhã quanto à tarde. A Secitex está sendo realizada pelo Campus Santa Cruz do IFRN. 

A Mostra Tecnológica é a uma apresentação de produtos e tecnologias resultantes de pesquisas científicas. Para serem apresentados, os trabalhos passam por uma criteriosa seleção e, durante a exposição, são avaliados por uma equipe de professores. De acordo com Sandro Alves, avaliador e professor do Campus Parnamirim do IFRN, são avaliados pontos como criatividade, inovação, comprometimento dos estudantes e aplicabilidade da ideia. Para avaliar os 33 trabalhos apresentados na Mostra Tecnológica do IFRN, foi necessário um grupo de 37 avaliadores – cada trabalho foi analisado por 3 a 4 pessoas diferentes.

A estudante Letícia Andrade veio do Campus São Gonçalo do Amarante para apresentar seu trabalho na Mostra. O projeto que ela desenvolveu usa cascalhos da perfuração de poços de petróleo para a produção de artefatos de cimento. Para Letícia, participar de congressos e mostras tecnológicas é uma grande oportunidade para promover a troca de conhecimentos entre pesquisadores e a sociedade. O evento vai credenciar os melhores trabalhos para 3 das maiores feiras de tecnologia do país, a Febrace, da Universidade de São Paulo, a Mostratec, que acontece em Novo Hamburgo-RS, e a Infomatrix, de Lajes-SC.

Já a exposição de pôsteres era referente ao XI Congresso de Iniciação Científica (Congic), ao Simpósio de Extensão e à Exposição Tecnológica e Científica do Campus Santa Cruz (Expotec). Somando os 3 eventos, a Secitex selecionou um total de 480 projetos a serem apresentados. Para avaliar tudo isso, foi preciso uma equipe de cerca de 250 avaliadores, entre professores do IFRN, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) e de escolas públicas da região do Trairi do Rio Grande do Norte.

Ainda na sexta, foram realizadas 3 palestras. Em uma delas, o assessor de Relações Internacionais do IFRN, Marcelo Camilo, falou sobre internacionalização e oportunidades de intercâmbio. Na outra, o economista Marcus Sampaio, também do Instituto, apresentou o programa de incubação de empresas da instituição. Na terceira palestra, Thiago Medeiros, professor do Campus EaD, lançou o repositório institucional Memoria, no qual alunos e servidores poderão disponibilizar sua produção científica. Também na sexta aconteceram dezenas de apresentações culturais nos diversos espaços do Campus Santa Cruz, com destaque para a Noite Cultural promovida na Vila de Todos, uma das maiores praças públicas da cidade de Santa Cruz, com apresentações de diversos campi do IFRN.

A Secitex se encerra neste sábado, com a premiação dos melhores trabalhos de todas as atividades que formam o evento: o Congic, a Mostra Tecnológica, o Simpósio de Extensão, a Expotec e a Olimpíada de Robótica do IFRN. A premiação começa às 8h, no auditório do Campus Santa Cruz.

Acesse:

Secitex 2015

Palavras-chave:
ensino extensao pesquisa

Notícias relacionadas