Evento
Mostra Tecnológica do IFRN segue com inscrições abertas até domingo (26)
O evento será realizado no mês de julho em Currais Novos
Publicada em 23/05/2013 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Seguem até domingo (26), as inscrições para a Mostra Tecnológica do IFRN. O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de julho no município de Currais Novos, paralelo ao IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN (CONGIC) é um evento anual promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) do IFRN. Podem participar projetos de pesquisa desenvolvidos em diversas áreas científicas, mas quem tenha sido realizado por alunos potiguares.
De acordo com a organização da Mostra Tecnológica, o diferencial é poder receber vários experimentos e produtos para interação com os visitantes, de forma a estimular a difusão científica e tecnológica entre a juventude. Durante a Mostra, os alunos poderão apresentar suas pesquisas e idéias, aos estudantes de outros municípios, como também a comunidade local que poderá visitar a Mostra.
Para expor o trabalho na Mostra Tecnológica do IFRN é necessário que o aluno faça sua inscrição online, até o dia 26 de maio e seja aprovado no processo de seleção. Para submeter o trabalho é necessário seguir o procedimento exigido pelo evento. Os melhores trabalhos da categoria “nível médio/técnico” serão selecionados diretamente para participarem da 12ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que será realizada na cidade de São Paulo/SP.
Saiba como participar da Mostra Tecnológica do IFRN
1. Poderão submeter trabalhos alunos regularmente matriculados em cursos de nível técnico do IFRN e nível médio de escolas do Estado do Rio Grande do Norte, que participarão da competição na modalidade “nível médio/técnico”.
2. Poderão submeter trabalhos alunos regularmente matriculados em cursos superiores do IFRN, que participarão na modalidade “nível superior”.
3. Os projetos deverão ter sido desenvolvidos por no máximo três alunos, entretanto é obrigatória a participação de um orientador (maior de 21 anos e, no mínimo, graduado).
4. Todos os projetos devem pertencer a uma das áreas temáticas, e deve ser apresentado na Mostra através de um experimento prático.
5. A inscrição dos projetos selecionados é gratuita, mas deverão ser observados os prazos estabelecidos no cronograma do evento.
6. O estudante deve referenciar e incluir créditos em todo conteúdo inserido em sua pesquisa que não é de sua própria autoria, identificando os autores e as fontes destes materiais.
7. Todos os projetos devem contar impreterivelmente com um orientador, podendo ter ainda um coorientador. Orientador e coorientador podem participar de múltiplos projetos. Os alunos apenas de um.
8. O projeto desenvolvido deve seguir a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia, com rigor cientifico, registrando todos os passos tais como: esboços, anotações, coletas, testes, resultados, e análises, em um Diário de Bordo do projeto.
9. Todo projeto deve anexar no ato da inscrição online um Relatório do Projeto, e caso selecionado, deve levar o Diário de Bordo para a apresentação.
10. Serão avaliados apenas projetos que apresentem todos os dados e documentos exigidos e atendam as regras acima. Aqueles que não estejam de acordo com estas regras serão desclassificados.
11. Serão selecionados 60 (sessenta) projetos para serem apresentados na Mostra Tecnológica do IFRN, sendo 30 (trinta) na categoria “nível médio/técnico” e 30 (trinta) na categoria “nível superior”.
12. Não serão permitidos nos estandes dos projetos a presença e utilização de organismos vivos, incluindo plantas. Espécimes mortos, desde que contidos em recipientes hermeticamente fechados serão permitidos. Espécimes, ou partes dos mesmos, conservados por meio de taxidermia não serão permitidos, assim como, o manuseio de qualquer produto químico e de fluidos no geral, incluindo água (exceção para água contida dentro de um sistema fechado, sem vazão, que não será manuseado). Não será permitida também a presença e manuseio de substâncias e materiais perigosos, tais como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico, a utilização de gelo seco ou outros sólidos sublimáveis, bem como de baterias com células abertas.
13. Cada projeto será apresentado em um estande contendo uma tomada de 220V à disposição.
14. Dois projetos da categoria “nível médio/técnico” serão selecionados diretamente para participarem da 12ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE – http://febrace.org.br), realizada anualmente na cidade de São Paulo/SP no câmpus da Universidade de São Paulo (USP). O IFRN custeará as passagens e a inscrição do orientador e de um aluno dos projetos selecionados.
15. Ao final do evento, haverá a publicação em formato eletrônico dos resumos dos projetos em Anais da Mostra pela Editora do IFRN.
16. A Organização da Mostra Tecnológica do IFRN se reserva no direito de modificar ou ajustar a qualquer momento as regras acima.
Acesse:
Página da Mostra Tecnológica do IFRN
Página do IV Congresso de Iniciação Científica do IFRN - CONGIC
- Palavras-chave:
- ensino