Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pluralidade

Mostra Coletiva de Artes reúne espetáculos e cultura na VII Secitex

Evento reuniu várias linguagens e expressões artísticas

Publicada por Cecilia Melo em 16/10/2025 Atualizada em 16 de Outubro de 2025 às 09:35

A Mostra Coletiva de Artes da VII Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de outubro, e reuniu estudantes, servidores e público externo. O momento, ocorrido no Campus Natal-Zona Norte e no Partage Norte Shopping, misturou várias linguagens artísticas.

O evento já está em sua quinta edição, e é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pela Coordenação de Extensão (Coex) e Núcleo de Arte (Nuarte/CN) do Campus Natal-Zona Norte. O coordenador da Mostra, professor Thulho Siqueira, conta que apesar de desafiante, fazer a Mostra Coletiva de Artes é necessário para reforçar que o IFRN também produz arte: “É um desafio, são muitas variáveis que a gente tem que contornar, mas é ao mesmo tempo é muito prazeroso, porque a gente entende a importância que a arte tem, o lugar que a arte ocupa dentro da instituição” disse.

Mostra de Música - Foto: Lucas Mateus
Mostra de Música - Foto: Lucas Mateus

Mostras

Nesta edição da Secitex, cada dia foi marcado por uma linguagem específica. Na terça-feira (14/10) a Mostra Fotográfica trouxe experimentos fotográficos de tema livre feitos pelos estudantes; na quarta-feira (15/10) a Mostra de Música, proporcionou a valorização de trabalhos já realizado nos campi, e nesta quinta-feira (16/10) a Mostra de Vídeos, vai apresentar produções audiovisuais de tema livre, propostas pelos discentes e docentes.

Outra Mostra que aconteceu durante os dois primeiros dias de evento foi a de Artes Cênicas, que consistiu na apresentação de experimentos nas linguagens do circo, da dança, do teatro, da performance e das artes híbridas. Para a professora de Teatro do Campus Mossoró, Maria Luiza Lopes, a Secitex é uma vitrine para o que é produzido nos campi, e se relaciona também com o que é visto em sala de aula: “a Secitex é um momento em que a gente pode mostrar o que a gente tem produzido ao longo desses dois anos nos nossos campi, e não apenas isso, a gente consegue ver o trabalho que é feito pelos nossos colegas também. Está sendo um troca muito bacana”, informou.

O estudante de Edificações do Campus Mossoró, Saulo Nunes, dirigiu o espetáculo “A Última Chuva”, que uniu contribuições do grupo de teatro ANDALUZ e do grupo de dança Passo a Passo. A apresentação trouxe a temática da falta de água, e o que pode ser feito para amenizar esta realidade. Para ele, o momento “está sendo muito massa desde o começo. É uma coisa que, mesmo sendo uma linguagem diferente do teatro, a dança ainda é cênica. Então tudo que é cênico me interessa e está nesse processo de A Última Chuva”, comentou.

A estudante do curso de Meio Ambiente, Sara Romão, atuou no espetáculo, e contou a emoção de participar de sua primeira Secitex: “eu tinha ouvido falar muito bem sobre o evento e ele está sendo a mesma emoção que eu tinha escutado dos meus colegas. A gente trouxe um grupo de teatro e um grupo de dança juntos no espetáculo, eu faço parte dos dois, então eu estou me sentindo maravilhada de poder integrar duas linguagens artísticas que combinam muito”, disse.

Ensaio para apresentação do espetáculo "A Última Chuva" - Foto: Bruno Arcanjo
Ensaio para apresentação do espetáculo "A Última Chuva" - Foto: Bruno Arcanjo

Extensão

Além da Mostra Coletiva de Artes a Proex participou da VII Secitex por meio do Simpósio de Extensão, que é um dedicado à apresentação de projetos e ações desenvolvidas por estudantes, servidores e colaboradores, com foco na integração entre o Instituto e a comunidade.

“É um esforço enorme a gente trazer esses grupos, porque são grupos grandes, mas a gente valoriza muito e tenta apoiar para que tenhamos esse momento de troca entre os grupos de teatro, de música e das demais artes, para que eles se encontrem, que sejam o público um do outro, que aprendam e que compartilhem as artes de uma forma tão bonita como eles fazem”, disse a pró-reitora de Extensão, Samira Delgado.

Palavras-chave:
VII Secitex Mostra Coletiva de Artes Espetáculos