Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ministério da Cultura

Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Exibição de filmes acontece de 5 a 10 de dezembro, no Campus Natal-Cidade Alta

Publicada em 03/12/2013 Atualizada há 12 meses

Evento acontece no Campus Natal-Cidade Alta

O Campus Natal-Cidade Alta do IFRN sediará entre os dias 5 e 10 de dezembro a oitava edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul. A Mostra é promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura. Ao todo, serão exibidos 38 filmes sul-americanos, entre curtas, médias e longas, dando uma visão do modo como o tema dos direitos humanos é abordado no cinema.  

Os filmes serão exibidos em formato digital e dividem-se nas seguintes categorias:

- Mostra Competitiva de longas, médias e curtas

Para compor a Mostra Competitiva foram escolhidos 24 filmes de diferentes países da América do Sul, sendo 13 longas, 07 médias e 04 curtas. Os filmes selecionados dizem respeito a diversos temas relacionados aos Direitos Humanos, como inclusão das pessoas com deficiência, diversidade sexual, direito à memória e à verdade, população de rua, preconceito racial, direito ao trabalho digno, entre outros, sem deixar de lado a qualidade cinematográfica. O objetivo principal é fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos a fim de construir na sociedade uma consciência cidadã por meio da promoção do respeito às diversidades, do exercício da solidariedade e consequentemente, da concretização da dignidade da pessoa humana. A originalidade estética e linguística é um caminho para estimular esse debate, fazendo jus à transversalidade que esse universo temático exige. Dessa forma, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, possuindo uma diversidade de linguagem e um cuidadoso apuro técnico, assume o desafio de incitar a reflexão sobre temas políticos e sociais.

- Mostra Homenagem – Vladimir Carvalho

Nascido em Itabaiana, na Paraíba, e radicado em Brasília, Vladimir Carvalho fez do cinema uma forma de pensar e intervir no mundo. Nos últimos 50 anos dirigiu filmes sobre diversos assuntos, mas sempre esteve engajado com os destinos do país e de seu povo. Como poucos, Vladimir fez do documentário um ato político e frequentemente poético.

- Mostra Cinema Indígena 

Nos últimos anos a produção de cinema realizada por cineastas indígenas cresceu no país, permeada tanto por questões estéticas como por questões políticas. O cinema desses realizadores contribui para o fortalecimento das lutas pelos Direitos Humanos dos indígenas. Os quatros filmes escolhidos pela curadoria, a serem exibidos na Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul, são exemplares que demonstram uma renovação de sua luta política a partir da apropriação da tecnologia por diversas etnias que constituem os povos indígenas no Brasil. 

Além dos filmes presentes nessas categorias, serão exibidos também filmes convidados, como é o caso do documentário produzido pela SDH - Paredes invisíveis: Hanseníase Região Norte - e dos filmes produzidos pela ONU: Os Descendentes do Jaguar,  Transformer: AK, Colombia: Wayuu “Gold” e Argentina: Dreaming of a Clean River.

A mostra ocupará centros culturais nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.  Pela primeira vez, será levada também a diversos locais de exibição que se encontram fora dos grandes centros do Brasil, assumindo um caráter descentralizador e uma abrangência inédita no mundo.

Todos os filmes da mostra serão exibidos com closed caption para pessoas com deficiência auditiva.  Haverá também sessões com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.  

A entrada é franca e todo o material gráfico da mostra é distribuído gratuitamente.

SERVIÇO

Data: de 26 de novembro a 22 de dezembro de 2013

Ingressos: Entrada Franca 

Classificação: Consultar programação no local.

A programação completa você encontra aqui.