Acordo interinstitucional

Mossoró reúne reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN

Encontro discutiu pautas como o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, emendas parlamentares e a Infovia Potiguar

Publicada em 28/02/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Sérgio Fialho apresentou projeto Infovia Potiguar aos reitores

Reunido em Mossoró, o Fórum dos reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN assinou o Acordo da Infovia Potiguar, projeto que visa a implantação, manutenção e operação de uma rede de dados de alta capacidade e de âmbito estadual. A assinatura do Acordo aconteceu na manhã desta sexta (28), e contou com a participação dos professores  Wyllys Farkatt, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Daniel, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José de Arimatéia, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e de Pedro Fernandes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O coordenador do Núcleo de Redes Avançadas, Sérgio Fialho, que também é professor da UFRN, apresentou a Infovia Potiguar, destacando que sua primeira etapa engloba cidades como João Câmara, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Mossoró, Assú e Ipanguaçu, com previsão de inaugurar os trechos iniciais ainda neste ano. À exceção de Assú, o IFRN tem campus em todas as cidades dessa primeira fase.

Acordo e Infovia Potiguar

Dentre os termos de compromisso do Acordo, os reitores comprometeram-se a: planejar, instalar e manter serviços de rede avançada, em áreas metropolitanas e estadual, que permitam o uso avançado da tecnologia da informação e comunicação. O documento ainda prevê a garantia de que a Infovia Potiguar “seja operada e mantida em nível de excelência, de forma sustentável, atendendo adequadamente às demandas de conectividade das instituições que venham a utilizar seus serviços”.

A assinatura do acordo visa levar internet, com o objetivo de fomentar a educação e a pesquisa científica nas instituições de ensino, bem como oferecer conexão para diversos órgãos estaduais e municipais das áreas da saúde, segurança, justiça, entre outras.

Pautas

O encontro do Fórum de reitores ainda discutiu pautas como o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo e sobre as emendas parlamentares da bancada Federal do RN inseridas na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 e voltadas às Instituições Públicas de Ensino Superior.

Sobre o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), falou o reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz. O reitor atualizou os presentes com informações como a disponibilização de um imóvel da UFRN, em Macaíba, para agilizar o processo de implantação do PAX e que a professora Ângela Paiva, que já foi reitora daquela universidade, tem capitaneado o projeto, trabalhando na Assessoria e conduzindo o projeto junto às demais Instituições Públicas de Ensino Superior. Segundo Daniel, estudos estão sendo realizados em busca do apoio de investimento do Banco Mundial, onde o projeto está sendo avaliado.

Entre os encaminhamentos do encontro, ficou acordada uma reunião com a bancada federal, possivelmente na segunda semana do mês de março, onde os reitores, além de tratar sobre a liberação das emendas parlamentares à LOA, reforçaram a urgência e a necessidade de apoio para potencializar a velocidade de da instalação da Infovia Potiguar.

Com informações do Portal UFRN

Créditos da foto: Cícero Oliveira/UFRN