Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Luto

Morre o ex-diretor da ETFRN, professor João Faustino Ferreira Neto

Velório ocorre no Cemitério Morada da Paz, em Emaús. Sepultamento será às 17h no mesmo local.

Publicada em 09/01/2014 Atualizada há 1 ano

João Faustino Ferreira Neto. Foto: Arquivo CCS/CNAT

Morreu na noite de ontem (8) João Faustino Ferreira Neto, aos 71 anos, em um hospital de Natal, em decorrência de complicações cardíacas ocasionadas por um quadro de leucemia diagnosticado há poucos dias. João Faustino foi primeiro diretor da Escola Técnica Federal do RN (ETFRN), atual IFRN. Ele também atuou como secretário de Educação do Estado, deputado federal e foi suplente de senador. O velório ocorre na Capela Central do cemitério Morada da Paz, em Emaús, e o sepultamento será às 17h.

Na juventude, ele foi presidente da União Estadual dos Estudantes Universitários (UEE) e militante da Juventude Estudantil Católica (JEC) e da Juventude Universitária Católica (JUC). Em abril de 1963 ingressou como professor de Matemática na antiga Escola Industrial de Natal.

Na Instituição, ele exerceu também os cargos de Supervisor do Setor de Orientação Educacional e Profissional, entre junho de 1967 e março de 1968; Diretor Executivo da ETFRN, entre março de 1968 e abril de 1971; e Assessor Educacional, entre agosto de 1973 e março de 1975.

João Faustino aposentou-se pela ETFRN em 1991.

Foi ainda relator na Câmara dos Deputados do projeto de transformação das Escolas Técnicas em Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (CEFETs) e articulador nacional da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e do Ensino Tecnológico.

Para o reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha, João Faustino “foi um grande educador, preocupado com a educação pública brasileira, em especial do Rio Grande do Norte. Deu uma grande contribuição para a transformação da ETFRN em CEFET, inclusive foi o autor da lei da cefetização. Nosso reconhecimento ao educador que ele representou e nossos sentimentos à família”.

Saiba mais sobre a carreira do professor João Faustino no Portal da Memória do IFRN.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas