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Internacionalização

Mobilidade estudantil reforça o avanço da internacionalização no IFRN

Estudantes vivenciam experiências acadêmicas e culturais por meio de ações institucionais de cooperação internacional

Publicada por Mirelly Sampaio em 11/12/2025 Atualizada em 11 de Dezembro de 2025 às 15:20

As ações de internacionalização do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) se intensificaram ao longo de 2025, ampliando as possibilidades de vivências acadêmicas e culturais para estudantes da Rede Federal. Com o fortalecimento de políticas voltadas ao intercâmbio científico e cultural, conduzidas pela Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint), o Instituto tem promovido oportunidades que conectam sua comunidade acadêmica a práticas de formação em nível global.

Nesse sentido, estudantes vinculadas aos projetos “Juventudes em Conexão” e “Jovens Diplomatas” participaram, no mês de novembro, de experiências internacionais na Argentina e na Colômbia. As ações do projeto de extensão Juventudes em Conexão fortalecem o diálogo intercultural e ampliam a inserção do Instituto em redes estrangeiras, enquanto o projeto de pesquisa Jovens Diplomatas integra a política de cooperação acadêmica internacional ao estimular a formação de novos pesquisadores e expandir a presença científica do IFRN no cenário global.

Experiências Intercambistas

Fátima Katiany Silva - Argentina

Aluna do 3ºano no Curso Integrado em Meio Ambiente, Campus São Paulo do Potengi

Foto: Cedida
Foto: Cedida

Selecionada por consenso entre os colegas para representar o projeto Jovens Diplomatas na Argentina, Fátima descreve o momento como emocionante e carregado de responsabilidade. Para ela, levar o nome do IFRN e do projeto a outro país reforçou o valor da oportunidade e a motivou a aproveitar cada instante da viagem. “Hoje posso dizer, com toda certeza, que participar do intercâmbio foi uma das experiências mais marcantes que o IF me proporcionou”, afirma.

Durante a estadia, Fátima conheceu de perto os espaços e as pessoas envolvidas na parceria com a Universidad Nacional del Litoral. Participou de atividades institucionais e culturais, incluindo apresentações de dança que evidenciaram a riqueza artística local. Ela destaca que vivenciar a rotina acadêmica e cultural da região ampliou sua compreensão sobre o trabalho desenvolvido entre as duas instituições.

O momento mais significativo, porém, foi a visita à Escola Granja, onde finalmente pôde encontrar presencialmente estudantes, professores e colaboradores com quem já havia interagido virtualmente. A receptividade, os sorrisos e cada conversa marcaram profundamente sua experiência: “Conhecer cada um pessoalmente e sentir a energia do lugar foi indescritível. Vou levar essas lembranças comigo para sempre”, relata.

Ao incentivar outros estudantes a participarem de ações de internacionalização, Fátima reforça: “Se entreguem à experiência. Mesmo que dê medo, vale a pena tentar. Cada detalhe vivido fora do país tem um valor enorme e transforma nossa forma de ver o mundo.”

Maria Isabel Lima da Cruz — Colômbia

Aluna do 4º ano no Curso Técnico Integrado em Edificações, Campus São Paulo do Potengi

Para Maria Isabel, ser selecionada para o intercâmbio na Colômbia foi motivo de grande alegria. Ela relata que já imaginava que a viagem traria muitos aprendizados e fortaleceria sua trajetória pessoal. A oportunidade surgiu por meio do projeto de extensão Juventudes em Conexão, no qual atua como bolsista.

Foto: Cedida
Foto: Cedida

Em Bogotá, participou de uma programação diversa no Instituto Pedagógico Nacional (INP), instituição parceira do projeto. A experiência incluiu atividades acadêmicas e culturais, como a celebração dos 98 anos do INP, uma oficina de memória corporal com estudantes do 6º ano, socialização de pôsteres e visitas guiadas a pontos turísticos da cidade. Ela também participou de uma atividade na área da educação especial, preparando pizza com alunos neurodivergentes, e de um intercâmbio gastronômico com estudantes do grupo “Crítica Literária”, no qual apresentou o brigadeiro brasileiro, muito apreciado pelos anfitriões.

O momento mais marcante, segundo ela, foi o desafio linguístico inicial. Maria Isabel relata que o primeiro contato com o espanhol colombiano causou estranhamento e insegurança, mas rapidamente se transformou em superação e conquista: “Ver como meu ouvido se acostumou no decorrer dos dias foi uma experiência de grande satisfação pessoal.”

Ela deixa um conselho aos estudantes que desejam viver experiências internacionais: “Jamais parem de sonhar. Sejam proativos, busquem projetos, conversem com seus professores e se inscrevam nos editais. Quando chegar o momento de vocês, não hesitem em voar. A primeira viagem é apenas o ponto de partida para muitas outras oportunidades.”

Palavras-chave:
Intercambio Internacionalização Mobilidade Internacional Discente Dint