Relações internacionais

Missão do Conif visita instituições de ensino da Finlândia

O objetivo é intensificar o intercâmbio de professores entre os dois países

Publicada em 18/09/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Os membros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)  vão participar, na semana que vem, de uma visita técnica a diversas universidades e empresas finlandesas.

O objetivo da missão, que começa no dia 21 e termina no dia 25, é conhecer o sistema educacional finlandês, observar a relação das universidades com as empresas, prospectar parcerias e discutir os primeiros resultados do programa Professores para o Futuro.  A programação inclui debates, apresentação do sistema educacional brasileiro e participação em seminários.

Para a realização da missão, o Conif conta com o apoio do Ministério da Educação da Finlândia, da Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia (Arene), da Associação Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da Finlândia (CIMO) e da Confederação da Indústria Finlandesa (EK).

Em 2014 e 2015,  62 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica selecionados nas duas primeiras etapas do programa Professores para o futuro realizaram intercâmbio de capacitação na Finlândia. A iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estimula a estruturação de projetos de desenvolvimento socioeconômico por meio de intercâmbio de professores da rede em universidades da área de ciências aplicadas naquele país.