expansão

Ministro da Educação lança obras de construção de três novos campi do IFRN

Os projetos são os primeiros a serem executados na 3ª fase de expansão dos IFes

Publicada em 08/03/2012 Atualizada há 1 ano

O ministro da Educação Aloízio Mercadante participou, no final da tarde desta quinta-feira (8) do lançamento das obras de construção dos campi de Ceará Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).    A solenidade foi no Campus Natal-Central do Instituto e contou com a presença da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, da deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN),  do secretário executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antônio de Oliveira – pela primeira vez visitando um instituto federal depois de empossado na Setec/MEC.

O reitor Belchior de Oliveira Rocha fez uma apresentação sobre o projeto arquitetônico das escolas, que terão capacidade para 1200 alunos nos três turnos escolares.  Eles disporão de modernas instalações, que incluem 14 salas de aula, 20 laboratórios de ciências e informática, refeitório, quadras de esportes, piscina semi-olímpica, biblioteca e auditório com capacidade para 204 pessoas.  Cada escola significará um investimento de R$ 10 milhões, dos quais R$ 7 milhões serão gastos na construção e o restante no equipamento das unidades.

“Ocasiões como essa servem para que celebremos as conquistas no campo da Educação nos últimos nove anos  e a principal delas é a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, disse a deputada Fátima Bezerra no seu discurso.

O ministro Aloízio Mercadante agradeceu o empenho da parlamentar na criação de novos institutos federais e fez um rápido balanço das prioridades do Ministério da Educação neste governo.  Entre elas ele citou o Programa de Creches e o Programa de Alfabetização.  “Precisamos alimentar bem essas crianças e alfabetizá-las na idade certa.  Esse é o caminho para evitarmos a evasão escolar lá adiante”, disse o ministro.   Ele falou  também sobre o  Pronatec, destacando a importância dos institutos federais  na capacitação profissionais de oito milhões de pessoas ainda neste governo.

A governadora Rosalba Ciarlini elogiou a atuação do Ministério não só na criação de novas escolas técnicas, mas também pela atenção que vem dando aos projetos desenvolvidos em convênio com o Governo do Estado.  “Aproveito que estamos aqui, lançando obras para a construção de novas escolas técnicas, para reivindicar ao ministro a tão sonhada construção do Campus Apodi da nossa Universidade Estadual do Rio Grande do Norte”, pediu a governadora, que ouviu do ministro a promessa de que a questão seria estudada no Ministério.

A solenidade fechou a programação do ministro, que iniciou o dia abrindo a sessão solene da Iª Reunião Ordinária  do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed), participou da entrega de 100 ônibus do Programa Caminho da Escola, adquiridos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte através de adesões ao registro de preços realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.  Do Campus Natal-Central, o ministro embarcou num voo da Fab para Brasília.

extensao
pesquisa