Cooperação

Microsoft e Conif assinam Termo de Cooperação de qualificação profissional

Termo busca contribuir com a qualificação e empregabilidade de jovens e adultos

Publicada em 31/03/2022 Atualizada há 1 ano

O Termo de Cooperação tem vigência de dois anos e possibilidade de prorrogação.

Com o objetivo de contribuir com a qualificação profissional e empregabilidade de jovens e adultos, a Microsoft e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assinaram em outubro de 2021 um Termo de Cooperação para alavancar o alcance da Escola do Trabalhador 4.0 por meio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O programa é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Previdência e conta com uma plataforma de ensino remoto desenvolvida em parceria com a Microsoft, por meio da ferramenta Microsoft Community Trainning. A iniciativa, que fará parte do Programa Caminho Digital, conta com mais de 40 cursos e já impactou cerca de 50 mil usuários em busca de conquistar habilidades digitais demandadas pelo mercado de trabalho.

O Termo de Cooperação tem vigência de dois anos e possibilidade de prorrogação. Além da conjugação dos esforços das duas instituições para contribuir com a qualificação profissional e empregabilidade de jovens e adultos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a Microsoft também vai disponibilizar interação com monitores para solução de dúvidas, acompanhamento do aprendizado, aulas ao vivo e webinars.

“Na Microsoft, acreditamos que a formação e capacitação profissional dos brasileiros na área de tecnologia é algo essencial para a retomada econômica do país e o futuro do trabalho. E se aliar ao Conif por meio deste Termo de Cooperação com certeza vai ao encontro do nosso objetivo de levar a capacitação para o maior número de pessoas possível. Nossos investimentos em qualificação profissional realizados recorrentemente ao longo dos anos foram ainda mais acelerados desde o início da pandemia e pretendemos continuar a incentivar a inovação e o crescimento do país por meio de parcerias estratégicas, como essa”, afirma Lucia Rodrigues, líder de Filantropia na Microsoft Brasil.

O Conselho

Representando um conjunto de 41 instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), são atendidos mais de um milhão de estudantes em 647 campi espalhados por 651 municípios brasileiros. Segundo o secretário-executivo do Conif, Alexandre Bahia, essa capilaridade é singular no Brasil e a parceria com a Microsoft Brasil é de suma importância para o Conselho, pois provê mais oportunidades aos estudantes.

Os cursos disponíveis na Escola do Trabalhador 4.0 são para brasileiros, maiores de 18 anos, de todo o país, com a capacidade de atender até 5.5 milhões de candidatos a emprego até 2023. Implementada em parceria com a ONG Softex, a plataforma oferece atualmente mais de 45 formações, divididas em 11 trilhas de aprendizagem de tecnologia em diferentes níveis, com base nas principais competências exigidas pelo mercado de trabalho.

O programa de capacitação profissional em habilidades digitais, disponível na plataforma desde o início de 2021, oferece trilhas para o Letramento Digital dos participantes, abordando conceitos iniciais, crescimento profissional e educacional; Produtividade, focado em habilidades básicas para explorar os programas do pacote Office 365; Introdução à programação, para o estudo de conceitos iniciais relacionados à linguagem de programação; Profissionalizante, indicado para jovens e adultos que desejam seguir uma carreira específica no mercado de tecnologia; e Avançados em TI, com foco em conhecimentos mais avançados e otimização do desempenho individual. Rodrigues ainda completa que “A Rede Federal movimentas os arranjos produtivos locais devido a sua distribuição e presença. A parceria com a Microsoft, por meio da plataforma de ensino remoto Escola do Trabalhador 4.0 ampliam as oportunidades de qualificação do nosso corpo discente. É Esse cenário é um chamariz para o engajamento da Rede”.

Sobre a Microsoft

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.

Sobre o Conif

O Conselho é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência. O Conif congrega 41 instituições – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.

*Por Redação da Assessoria de Comunicação do Conif

Acesse

Portal Conif -  "Microsoft e Conif assinam Termo de Cooperação de qualificação profissional"

extensao