Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Semana Pedagógica

Mesa-redonda sobre neurociências traz perspectivas sobre ensino e aprender

Participaram da mesa professores e pedagogos do IFRN e da UFRN

Publicada em 31/07/2019 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para a direita, José Gllauco, Rejane Bezerra, Mário André e Izabel Hazin, respectivamente

A mesa-redonda "Sociedade, Educação e Neurociências: perspectivas interdisciplinares sobre o aprender" integrou a programação da Semana Pedagógica 2019.2 do IFRN, que ocorreu de 22 a 26 de julho. O debate focou as perspectivas e consequências de estudo  sobre ciência e comportamento cerebral, no contexto da sala da aula, e foi promovido pela Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen). O evento contou com a mediação de Rejane Barros e apresentação dos professores José Gllauco Smith (IFRN), Mário André Leocádio Miguel (UFRN) e Izabel Hazin (UFRN), respectivamente. 

Segundo o professor José Glauco, o objetivo da discussão trazida por ele foi "contribuir com a ampliação dos horizontes intelectuais na Semana Pedagógica, trazer provocações oriundas da sociologia no pensar da escola e seu papel no sucesso acadêmico dos estudantes nas instituições de educação formal". O docente realizou dinâmica buscando provocar os presentes a pensar sobre interpretação pessoal sobre imagens e conceitos desconhecidos, para exemplificar o conceito de 'capital cultural' e suas relações com os códigos linguísticos. 

Após Glauco, os professores Mário Miguel e Izabel Hazin apresentaram a relação do sono/atenção com o rendimento acadêmico dos estudantes, além das características do funcionamento cerebral na adolescência e as relações com a educação. No ocasião, Izabel destacou o desempenho reconhecido dos estudantes de Rede Federal: "Meus parabéns para o reconhecimento de melhor Instituto Federal do Brasil! Podemos melhorar sempre e, a semana pedagógica tem esse papel, de provocar, trazer novos conhecimentos, mexer, renovar, com discussão e impacto em quem sabe como o fazer”, ressaltou.

Confira o vídeo com as referidas participações, na íntegra, AQUI.
 

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas