Semana Pedagógica
Mesa-redonda sobre neurociências traz perspectivas sobre ensino e aprender
Participaram da mesa professores e pedagogos do IFRN e da UFRN
Publicada em 31/07/2019 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:57

A mesa-redonda "Sociedade, Educação e Neurociências: perspectivas interdisciplinares sobre o aprender" integrou a programação da Semana Pedagógica 2019.2 do IFRN, que ocorreu de 22 a 26 de julho. O debate focou as perspectivas e consequências de estudo sobre ciência e comportamento cerebral, no contexto da sala da aula, e foi promovido pela Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen). O evento contou com a mediação de Rejane Barros e apresentação dos professores José Gllauco Smith (IFRN), Mário André Leocádio Miguel (UFRN) e Izabel Hazin (UFRN), respectivamente.
Segundo o professor José Glauco, o objetivo da discussão trazida por ele foi "contribuir com a ampliação dos horizontes intelectuais na Semana Pedagógica, trazer provocações oriundas da sociologia no pensar da escola e seu papel no sucesso acadêmico dos estudantes nas instituições de educação formal". O docente realizou dinâmica buscando provocar os presentes a pensar sobre interpretação pessoal sobre imagens e conceitos desconhecidos, para exemplificar o conceito de 'capital cultural' e suas relações com os códigos linguísticos.
Após Glauco, os professores Mário Miguel e Izabel Hazin apresentaram a relação do sono/atenção com o rendimento acadêmico dos estudantes, além das características do funcionamento cerebral na adolescência e as relações com a educação. No ocasião, Izabel destacou o desempenho reconhecido dos estudantes de Rede Federal: "Meus parabéns para o reconhecimento de melhor Instituto Federal do Brasil! Podemos melhorar sempre e, a semana pedagógica tem esse papel, de provocar, trazer novos conhecimentos, mexer, renovar, com discussão e impacto em quem sabe como o fazer”, ressaltou.
Confira o vídeo com as referidas participações, na íntegra, AQUI.