15 de Outubro

Mensagem aos Professores e Professoras do IFRN

Reitor Belchior Rocha presta homenagem aos professores do Instituto.

Publicada em 15/10/2011 Atualizada há 12 meses

Caro(a)s amigo(a)s,

O calendário civil faz uma referência à nossa categoria profissional a cada dia 15 de outubro, ocasião que podemos aproveitar para pensar sobre o nosso papel de educadores. Em que pesem as vicissitudes às quais estão expostos professores e professoras ao longo da história da educação em nosso país, seja-nos permitido incidir hoje o nosso foco sobre a nossa prática docente nesta porção social que nos foi confiada como um imenso campo a ser lavrado e cultivado. Não poderia haver melhor comparação para alguém como eu, que tem suas origens em uma pequena comunidade rural e que desde cedo teve de se dividir entre o cultivo da roça e o dos livros.

De fato, assim como a atividade agrária, a educação é uma arte que requer tanto mais engenho quanto mais se lhe apresentam desafios e quanto mais dela se esperam frutos requintados.  Ainda que se disponha das melhores condições de tempo e espaço e do mais avançado aparato tecnológico, não se pode prescindir da ação do agricultor, cuja ciência e experiência, aliadas à consciência do dever-fazer  contribuem significativamente para que se tenha uma boa colheita. Assim também é na educação, cuja raiz da palavra também carrega em si o sentido de extrair aquilo que está dentro, como a vida que surge do interior de uma semente.

Nesse sentido, a seara é constituída justamente pelos nossos jovens e adultos que dependem do trabalho do professor para fazer brotar suas potencialidades. São meninos e meninas, homens e mulheres dispersos pelos mais longínquos rincões do Estado do Rio Grande do Norte, onde hoje estão instalados os 15 Campi do IFRN, sem contar os polos de EaD, que apostam nesta instituição e na formação profissional e cidadã por ela oferecida para desenvolverem seus talentos e terem voz e vez na sociedade.  Por isso é grande a nossa responsabilidade como agentes de transformação na vida dos nossos estudantes.
Neste dia, nosso reconhecimento e homenagem aos professores e professoras do IFRN, que escolhemos ou fomos escolhidos por esta sublime profissão, pois assim como o agricultor, que enfrenta as intempéries sem jamais deixar de cuidar de seu campo e vislumbrar uma boa safra, também cuidam do seu Campus e das sementes nele plantadas, ávidas por receberem cuidados e atenção, para que possam dar seus frutos no tempo certo.

Um Feliz Dia dos Professores!

Prof. Belchior de Oliveira Rocha
             Reitor do IFRN