Meio Ambiente
Meio ambiente: conheça projeto que estuda sobre consumo
Pesquisa do Campus Caicó analisa a influência do TikTok no consumo e uso de moda pela Shein
Publicada por Ester Macedo em 02/07/2025 ― Atualizada em 2 de Julho de 2025 às 14:15
Em junho, mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com uma série especial de matérias sobre projetos desenvolvidos nessas temáticas; a iniciativa é conduzida pela Coordenação de Jornalismo e Imprensa – com suporte das demais coordenações da Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional (Dici). Dando continuidade, apresentamos o projeto “A influência do TikTok no consumo e uso de moda pela Shein”, do Campus Caicó.
A pesquisa
O estudo é fruto de um projeto de pesquisa idealizado inicialmente pelo professor Ítalo Dantas e, posteriormente, desenvolvido por um grupo de estudantes do curso Técnico Integrado em Vestuário do Campus Caicó. A ideia surgiu a partir da observação das discentes sobre a forte influência da rede social TikTok no comportamento consumista da moda na geração atual.
Diante disso, o objetivo do projeto foi analisar os tipos de conteúdo relacionados à marca Shein eram disseminados na plataforma, investigando o engajamento do público em cada postagem e perfil, bem como compreender de que forma esses conteúdos podem influenciar o consumo excessivo através da ultrafastfashion.
Segundo a pesquisa, essa aceleração é gerada por fatores comportamentais humanos nos dias de hoje, como o consumismo exagerado, que contribui para desigualdades e precarização do trabalho. Muitas peças são produzidas com mão de obra barata, em condições insalubres, além do impacto ambiental causado pela exploração excessiva dos recursos naturais.
“Para onde vão as roupas depois que a moda passa? Para onde vão as roupas de má qualidade usadas apenas uma vez? Para além da rapidez, a facilidade de acesso, tanto por preço quanto de logística, acaba gerando ânsia de consumo em escala global”, indagou Aline Freire, pesquisadora do projeto.
Para as estudantes, o maior desafio encontrado para a preservação do meio ambiente e desenfreamento do consumo é a competitividade de mercado. “Chega a ser injusto uma marca de slow fashion ou moda autoral com práticas sustentáveis conseguir competir com a Shein, numa sociedade em que o sistema econômico faz com que apenas o preço seja a chave da decisão de compra”, acrescentou Aline.
A importância
A pesquisa é relevante para o IFRN por contribuir com a análise do comportamento humano na era da hiperdigitalização, especialmente entre as gerações mais novas, público que representa boa parte dos alunos em formação na instituição. O estudo propõe reflexões sobre como é possível reduzir os impactos causados pelo excesso, seja no tempo de tela ou no consumo. Além disso, projetos como esse integram pesquisa e extensão, permitindo que os estudantes analisem questões da vida real e produzam resultados com potencial de transformação social.
- Palavras-chave:
- IFRN Meio ambiente