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MEC e IFRN lançam formação em EJA na educação profissional

Objetivo é apoiar profissionais de EJA das redes públicas. Inscrições já podem ser realizadas

Publicada por Maria Araujo em 25/04/2025 Atualizada em 25 de Abril de 2025 às 20:33

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), lançou, nesta sexta-feira, 25 de abril, o curso “Currículo Integrado para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”.

Com carga horária de 60 horas, o curso já está com inscrições abertas pela plataforma Avamec. A formação é voltada para profissionais da educação das redes públicas de ensino de todo o Brasil.

O webinário que marcou o lançamento do curso foi transmitido pelo Canal do MEC e do IFRN no Youtube. A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, definiu o encontro como histórico. “Para que a EJA funcione temos que criar condições para que ela esteja no centro da política educacional. E assim, com uma formação de qualidade e articulada à EPT, isso é a vanguarda da EJA. Isso é histórico”, afirmou.

Mesa diretiva do evento de lançamento do curso EJA-EPT
Mesa diretiva do evento de lançamento do curso EJA-EPT

“A relação da vida do cidadão com uma perspectiva voltada para o mundo do trabalho precisa envolver a educação. Por isso, investimos nesse curso e acreditamos nessa interlocução com a EJA”, destacou a diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do MEC, Ana Lúcia Sanches.

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo, declarou que "o Instituto está completamente envolvido nesta ação que é de fundamental importância para reparar um passivo histórico que o país tem, buscando ter de volta o número de matrículas na Educação de Jovens e Adutos". Já a pró-reitora de Ensino da Instituição, professora Anna Catharina Dantas, coordenadora do curso, destacou que "um dos principais objetivos do curso é transformar a Educação de Jovens e Adultos, articulando com a Educação Profissional e Tecnológica".

O curso integra o Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA (ProfEJA), desenvolvido no âmbito do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. O objetivo é apoiar profissionais da educação da EJA das redes públicas de ensino na construção de currículos que possibilitem a elevação de escolaridade com capacitação profissional. A formação se estenderá até o final de julho.

Dividido em quatro módulos, o curso abordará os diálogos e aproximações entre EJA e EPT; o currículo integrado; as abordagens pedagógicas baseadas na integração curricular entre EJA e EPT; e as estratégias didáticas para a construção de propostas curriculares unificadas.

O evento de lançamento debateu o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA e o Programa Nacional de Formação para a Docência na EJA. Ao final, foi realizado um painel sobre “a oferta de EJA-EPT na escola pública: a necessária articulação entre os institutos federais e as redes de ensino”, proferida pelo professor Márcio Azevedo, do IFRN, e pela professora Caroline Jango, do IFSP.

Aula inaugural do evento de lançamento do curso de EJA-EPT
Aula inaugural do evento de lançamento do curso de EJA-EPT

Pacto EJA – Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Os objetivos são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

Palavras-chave:
EPT Formação docente EJA- EPT EJA

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