EXAME DE SELEÇÃO 2022

Matrícula para estudantes segue até sexta, 4/2

Candidatas e candidatos deverão efetuar cadastro online

Publicada em 01/02/2022 Atualizada há 1 ano

Após o prazo especificado, vagas serão remanejadas

Após a divulgação do resultado final do Exame de Seleção 2022 para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, agora é o momento da matrícula de cada estudante.

Tanto na Lista de Aprovados Geral/Ampla Concorrência como nas Listas de Aprovados Diferenciadas, dentro do número de vagas disponíveis por campus/curso/turno, candidatas e candidatos classificados deverão efetuar seu cadastro e, após isso, realizar a pré-matrícula de forma online. Há um passo a passo para facilitar o processo, disponível AQUI e AQUI

Documentação

Após o cadastro, no ato da pré-matrícula deverá ser anexada a seguinte documentação:

• Uma foto 3x4 (recente);
  • Carteira de identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de Casamento ou Nascimento;
  • Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos;
  • Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e histórico escolar;
  • Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior.

Informações importantes

A Coordenação de Acesso Discente (Cadis) alerta que, no caso de estudante menor de idade, além da documentação listada acima, é obrigatório anexar o Termo de Responsabilidade de Matrícula disponível no Anexo XIII do Edital, além do documento de identificação da pessoa responsável. Candidatas e candidatos beneficiados pelo Sistema de Reserva de Vagas e que tenham declarado ter cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas também deverão anexar, no momento da matrícula, o Histórico Escolar do Ensino Fundamental, sob pena de perda da vaga.

O Edital ainda traz: “Em decorrência da atual situação de Pandemia da Covid-19, excepcionalmente para esse processo seletivo, caso o candidato aprovado não obtenha em tempo para matrícula os documentos previstos no item 79-g (Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e histórico escolar), poderá anexar o Termo de Compromisso disponibilizado no Anexo IX do Edital nº 41/2021.Como documentação complementar, é exigido a cópia anexada da Carteira de Vacinação atualizada.

Em caso de haver algum erro ou ilegibilidade da documentação apresentada, poderão ser solicitados os devidos ajustes, com a notificação partindo do próprio sistema de matrículas. No dia 4/2, as pré-matrículas online só poderão ser realizadas até 17h, por isso é importante que eventuais ajustes solicitados na documentação atentem ao prazo.  Em caso de dúvidas para realizar a pré-matrícula online, orientações poderão ser solicitadas pelo e-mail da secretaria acadêmica responsável pelo curso, até a quarta, 2/2. A Cadis destaca ainda que dificuldades de acesso ou problemas decorrentes da plataforma gov.br deverão ser resolvidos diretamente com as ferramentas disponíveis na plataforma, uma vez que o IFRN não tem gerência sobre esse sistema do Governo Federal: “Se o usuário tiver problema com o login (não conseguir recuperar a senha), deve entrar em contato com a equipe responsável pelo gov.br através do link https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/”, define o Edital.

Cronograma e vagas remanescentes

Candidatas e candidatos classificados na Lista de Aprovados Geral e nas Listas de Aprovados Diferenciadas que não comparecerem no período de pré-matrícula ou não apresentarem toda a documentação exigida e de uma só vez no período estabelecido serão considerados desistentes e perderão o direito à matrícula, gerando vagas remanescentes. Essas vagas acarretarão tantas convocações quantas necessárias e serão preenchidas por estudantes que estiverem em condição de ‘Habilitado em Lista de Espera da Ampla Concorrência’ ou ‘Habilitado em Lista de Espera Diferenciada,’ observando-se a ordem decrescente do Argumento de Classificação e a respectiva condição acadêmica, entre outros. A convocação para as vagas remanescentes ocorrerá dentre os candidatos que estiverem na mesma condição de convocação do candidato que gerou a vaga. Quando houver, as chamadas serão efetuadas a partir de 23/2, através de publicação de lista de convocados pelo Campus responsável pela oferta.

O cronograma está definido assim:

Dia/prazo

Pré-matrículas e matrículas

Das 7h de 31/1 até às 17h de 4/2/22

Resultado Preliminar dos pareceres de renda

17/02/2022

Resultado Final dos pareceres de pessoa com deficiência

17/02/2022

Recurso do Resultado Preliminar dos pareceres de renda

18/02/2022

Resultado do recurso dos pareceres de renda

23/02/2022