Secitex 2015

Manhã conta com apresentações orais e realização de minucursos

Teve início também o Encontro de Professores de Informática do IFRN

Publicada em 19/11/2015 Atualizada há 1 ano

Minicurso "Qual educação ambiental queremos", coordenado pelo professor Marcelo Tàvora.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) foi aberta nesta quarta-feira (18). Na primeira manhã do evento, já contou com uma intensa movimentação. Enquanto alguns grupos de estudantes chegavam ainda com mochilas e malas para fazer o credenciamento, outros já assistiam a minicursos e discutiam suas pesquisas nas apresentações orais.

A Secitex está sendo sediada no Campus Santa Cruz do IFRN. O credenciamento pode ser realizado no Espaço de Convivência, onde os alunos do Campus animam os participantes com a programação da Rádio Secitex. Ao se credenciar, para receber o kit do evento, é necessário doar um livro de literatura. "Estão doando muitos livros muito bons. Já recebemos desde clássicos da literatura nacional como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, até O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e A Culpa é das Estrelas, de John Green, os 2 últimos recentemente adaptados para o cinema.

Paralelo a isso, as atividades científicas já estão a todo vapor. Os minicursos começaram a ser realizados hoje (19). No total, estão sendo ministrados 23. Em alguns deles, os estudantes tiveram a oportunidade de ver na prática o resultado da teoria. No "Química em Show", o professor Rogério Gomes Alves mostrou uma série de experimentos químicos laboratoriais. Já em "Aprendendo Libras: o despertar para a educação dos surdos em Santa CRuz", o coordenadora Andreza Luna ficou surpresa com a procura. "Foram mais de 300 inscritos, entre educadores e curiosos pelo tema, o que demonstra o interesse da sociedade santacruzense pela Linguagem Brasileira de Sinais", disse.

Ainda nesta manhã, aconteceram as apresentações orais do XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic) e do Simpósio de Extensão. Havia um número de 102 trabalhos a serem apresentados, todos avaliados de perto por um grupo de pesquisadores do IFRN e de outras instituições de ensino como a Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi (Facisa).

A manhã contou também com o I Encontro de Professores de Informática do IFRN, no qual professores da área de Tecnologia da Informação de todos os campi aproveitaram o momento para trocar experiências sobre a prática pedagógica e os projetos de pesquisa e extensão que desenvolvem.

Nesta tarde, haverá apresentações de pôsteres, palestras, a III Mostra Tecnológica e a I Olimpíada de Robótica do IFRN, além de apresentações culturais. À noite, às 19h, tem início o Encontro de Corais, no Teatro Municipal Candinha Bezerra, também em Santa Cruz. A Secitex segue até o sábado (21).

Secitex 2015

Programação completa