DOUTORADO
Mais uma tese foi defendida através do Convênio IFRN/UMinho
Professora Betânia França foi aprovada, por unanimidade, com menção de "Bom com Distinção"
Publicada em 26/04/2016 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Aconteceram no último dia 21 de abril, às 14h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Política Educativa, requeridas pela Mestre Betânia de França Xavier, tendo como orientador o Doutor Almerindo Janela Gonçalves Afonso.
O júri foi presidido pelo Doutor Bento Duarte Silva, tendo estado presentes os seguintes vogais: o Doutor Licínio Carlos Viana da Silva Lima, da Universidade do Minho; o Doutor Almerindo Janela Gonçalves Afonso, da Universidade do Minho; a Doutora Carmen de Jesus Dores Cavaco, da Universidade de Lisboa; a Doutora Esmeraldina Maria Costa Veloso, da Universidade do Minho; a Doutora Maria do Rosário Múrias Bessone Mauritti, do Instituto Universitário de Lisboa; o Doutor Ernesto Candeias Martins, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. No final, a candidata foi aprovada, por unanimidade, com a menção de “Bom com Distinção”.
Título da Tese: “Adultos Idosos No Brasil E Envelhecimento Ativo Um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Brasil”
Resumo: O estudo, ao buscar compreender a condição social do adulto idoso brasileiro, nas esferas social, educacional e institucional, apresenta uma discussão acerca das políticas públicas, efetuadas no Brasil, em defesa do envelhecimento; discorre sobre a problemática educacional voltada à velhice, elucidando a educação ao longo da vida e a aprendizagem ao longo da vida como possibilidades educativas para um envelhecimento ativo; aborda alterações e perspectivas presentes no processo de envelhecimento, ressaltando o lazer como oportunidade educacional que pode conduzir a um aprendizado significativo em defesa de uma maior capacidade funcional e do resgate da autonomia na etapa da velhice; por fim, trata dos programas educativos direcionados ao adulto idoso, no Brasil, bem como evidencia a importância da responsabilidade social, nas instituições de ensino superior, no que tange ao atendimento da comunidade idosa, destacando o Projeto Saúde e Cidadania na Melhor Idade, do Campus Natal-Central, como programa social direcionado às demandas do adulto idoso. Quanto à metodologia, o estudo se enquadra numa pesquisa social qualitativa que utilizou, como método de investigação, o Estudo de Caso do referido Projeto.
Após o processo de análise dos dados, constatamos, no nosso estudo de caso, que o lazer, ao se constituir de uma possibilidade educacional não formal que contribui para estimular uma educação ao longo da vida, configura-se como uma aprendizagem significativa visto que possibilita a retomada da autonomia do adulto idoso mediante os desafios cotidianos colocados pelo processo de envelhecimento.