Secitex

Maior evento científico e cultural do IFRN contará com exposição de 638 trabalhos

Serão 4 dias com 5 eventos paralelos, além de diversas apresentações culturais

Publicada em 29/10/2015 Atualizada há 1 ano

A comissão organizadora da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) divulgou a lista completa dos trabalhos aceitos. O evento acontece de 18 a 21 de novembro, no Campus Santa Cruz. No total, haverá a exposição de 638 trabalhos em 5 eventos paralelos: o XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic); a III Mostra Tecnológica; o III Simpósio de Extensão; a V Exposição Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Santa Cruz (Expotec) e a I Olimpíada de Robótica do IFRN. A Secitex conta ainda com o Encontro de Professores de Informática do Instituto e diversas apresentações culturais.

No Congic, serão apresentados um total de 419 trabalhos. A definição de quais vão ser expostos através de banner ou das apresentações orais deverá sair na próxima quarta-feira, dia 4 de novembro. Na Expotec do Campus Santa Cruz, haverá 115 trabalhos expostos e, no Simpósio de Extensão, 48. Na Mostra Tecnológica, 40 projetos concorrem aos credenciamentos para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece em São Paulo, na USP, e para a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, organizada pela Fundação Liberato. Da Mostra, serão credenciados 2 para a Febrace e 2 para a Mostratec. No último dia da Secitex, serão anunciados os melhores trabalhos de todas as atividades. O evento conta ainda com a realização da I Olimpíada de Robótica do IFRN, com 16 equipes participantes.

É a primeira vez que o IFRN realiza a Secitex, com a proposta de reunir os principais eventos científicos e de extensão, compartilhando conhecimento e ideias de empreendedorismo e inovação. O objetivo também é promover um momento de confraternização entre alunos e servidores dos 21 campi e da Reitoria.

A cerimônia de abertura, que acontece às 19h do dia 18 de novembro, a partir das 19h, conta com um momento de motivação. Os alunos Iago Souza e Maraysa Araújo, do curso técnico integrado em Eletrônica do Campus Natal-Zona Norte, vão apresentar o caso bem sucedido do projeto Crab (caranguejo, em inglês). Além de conquistar o prêmio máximo de R$ 30 mil no quadro Jovens Inventores, do Caldeirão do Hulck, o projeto foi premiado em importantes eventos científicos nacionais e internacionais, como a primeira colocação no IX Concurso Latino-Americano de Projetos de Computação, que aconteceu em março de 2014, no México. Os professores orientadores, Arthur Salgado e João Teixeira, também vão participar da apresentação. O objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa.

Após o compartilhamento da experiência, haverá o show "Eternamento Nordeste", com banda formada por professores do IFRN interpretando compositores nordestinos como Zé Ramalho, Fagner e Belchior. Na programação cultural, haverá ainda o Encontro de Corais, no dia 19 de novembro, no Teatro Municipal de Santa Cruz, e a Noite Cultural dia 20, na Praça de Eventos da cidade, com apresentações de artistas do IFRN.

Serviço:

Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN (Secitex)

Onde: Campus Santa Cruz

Quando: 18 a 21 de novembro de 2015

Acesse:

Lista completa de trabalhos aceitos

Orientação para finalistas da Mostra Tecnológica

extensao