SECITEX

Maior evento científico e cultural do IFRN começa no Campus Parnamirim

Evento tem programação aberta ao público e já conta com mais de 3,3 mil inscritos

Publicada em 23/11/2016 Atualizada há 1 ano

Com auditório cheio, o Prêmio de Empreendedorismo abriu a primeira manhã o evento
Começou nesta quarta-feira (23), o maior evento científico, acadêmico e cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) que ocorre no Campus Parnamirim conta com mais de 3,3 mil inscritos e tem uma programação diversificada e aberta ao público.

A abertura oficial da Secitex acontece às 19h, no Campus Parnamirim. Após a solenidade, ocorre o Encontro de Corais e o primeiro dia do Festival de Música, com apresentações de estudantes do IFRN. As apresentações culturais seguem na noite de quinta-feira, com a mostra de teatro e a última noite do Festival Musical, que acontece em um palco montado na área externa do campus.

Esta é a segunda edição da Secitex, que neste ano tem como tema "Ciência alimentando o Brasil" e vai até o sábado (26).  Quem visitar o evento, vai ter acesso às atividades que não requerem inscrição, como a Mostra Tecnológica, a Olimpíada de Robótica e as mostras culturais, além da praça de alimentação com food trucks. As atividades vão reunir estudantes e servidores de todos os 21 campi do IFRN e da Reitoria.

Primeiras atividades
Apesar da abertura oficial acontecer apenas na noite da quarta-feira, ao longo do dia já estão sendo realizadas atividades do evento, como minicursos, oficinas e o primeiro dia do Prêmio de Empreendedorismo Inovador, que conta com 135 inscritos. Os minicursos oferecidos englobam temas que vão de primeiros socorros, até desenvolvimento de jogos, enquanto as oficinas têm temas relacionados principalmente a saúde, educação e ciência.
Também acontecem, a partir das 14h, a Exposição Coletiva de Artistas da Cidade de Parnamirim, a Exposição Contemporânea de Artes Visuais e a Mostra Coletiva Fotográfica do IFRN.

Mostra Tecnológica
Na quinta (24) e na sexta-feira (25) acontece a IV Mostra Tecnológica do IFRN. Com 38 trabalhos selecionados, a atividade vai contar com demonstrações práticas de projetos, entre os quais estão produtos voltados a acessibilidade para deficientes auditivos, métodos de reaproveitamento da água, aplicativos para combate à corrupção, entre outros.

Os trabalhos disputam oito credenciais para competições científicas nacionais, entre elas, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP).

Olimpíada de Robótica
Na sexta-feira, a robótica deve chamar atenção dos visitantes da Secitex. A competição vai ser disputada por 23 equipes formadas por um servidor e até quatro alunos do IFRN. O grupo vencedor vai ser credenciado para evento na França.

Saiba mais:
Secitex 2016 – Página Oficial do Evento