Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Formação musical

Magmusic: invenção de professor do Campus Apodi é aprovado para a Campus Party

Aparelho de iniciação rítmica musical foi desenvolvido para pessoas surdas

Publicada em 21/03/2018 Atualizada há 1 ano

Aparelho dá, por meio de linguagem visual, orientação rítmica aos usuários.

Por AnnaPaullinna Silva

Atualmente, é consenso a afirmativa de que a matéria-prima da música é o som. Desse modo, boa parte da aprendizagem musical está centrada na decodificação e organização dos sons, com o objetivo de criar um sentido musical. A despeito de o aparelho auditivo humano ser o principal responsável por captar todas as frequências sonoras audíveis, por não possuir capacidade auditiva de captar os sons, a pessoa surda utiliza como principal meio de comunicação e percepção o sentido da visão. 

Com o intuito de solucionar tal problema, o professor de música do Campus Apodi do IFRN, Magnaldo Araújo desenvolveu, junto a Liebson Henrique, técnico em Mecatrônica, um aparelho chamado Magmusic, que dá, por meio de uma linguagem visual de sinais luminosos, uma orientação rítmica de como o deficiente auditivo deve proceder ao executar determinadas células rítmicas presentes em músicas e exercícios musicais.

Extensão

O Magmusic, aprovado na seleção das categorias Campus Future e também Startup and Makers do evento tecnológico Campus Party que será realizado pela primeira vez em Natal, entre 11 e 15 de abril. A invenção será parte de um Projeto de Extensão do Campus Apodi chamado “Música, Tecnologias Digitais e Inovação: diálogos e possibilidades na formação musical”. O aparelho emite sinais que simularão pulsações rítmicas ajustadas por Batidas Por Minuto (BPM), onde cada lâmpada tem uma função acionada pelo micro controlador de acordo com a configuração inserida no Teclado Alfa numérico 4x4 pelo utilizador. “Esta invenção poderá ser utilizada na área de Artes para ajudar pessoas com deficiência auditiva a aprender música”, disse Magnaldo.

Campus Party

Maior evento em experiência tecnológica do mundo, a Campus Party reúne jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital que visa ajudar a criar espaços para que a energia das novas gerações digitais encontre um lugar para reescrever o código fonte do mundo.

Acesse

Campus Party Natal

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas