Formação musical
Magmusic: invenção de professor do Campus Apodi é aprovado para a Campus Party
Aparelho de iniciação rítmica musical foi desenvolvido para pessoas surdas
Publicada em 21/03/2018 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:58

Por AnnaPaullinna Silva
Atualmente, é consenso a afirmativa de que a matéria-prima da música é o som. Desse modo, boa parte da aprendizagem musical está centrada na decodificação e organização dos sons, com o objetivo de criar um sentido musical. A despeito de o aparelho auditivo humano ser o principal responsável por captar todas as frequências sonoras audíveis, por não possuir capacidade auditiva de captar os sons, a pessoa surda utiliza como principal meio de comunicação e percepção o sentido da visão.
Com o intuito de solucionar tal problema, o professor de música do Campus Apodi do IFRN, Magnaldo Araújo desenvolveu, junto a Liebson Henrique, técnico em Mecatrônica, um aparelho chamado Magmusic, que dá, por meio de uma linguagem visual de sinais luminosos, uma orientação rítmica de como o deficiente auditivo deve proceder ao executar determinadas células rítmicas presentes em músicas e exercícios musicais.
Extensão
O Magmusic, aprovado na seleção das categorias Campus Future e também Startup and Makers do evento tecnológico Campus Party que será realizado pela primeira vez em Natal, entre 11 e 15 de abril. A invenção será parte de um Projeto de Extensão do Campus Apodi chamado “Música, Tecnologias Digitais e Inovação: diálogos e possibilidades na formação musical”. O aparelho emite sinais que simularão pulsações rítmicas ajustadas por Batidas Por Minuto (BPM), onde cada lâmpada tem uma função acionada pelo micro controlador de acordo com a configuração inserida no Teclado Alfa numérico 4x4 pelo utilizador. “Esta invenção poderá ser utilizada na área de Artes para ajudar pessoas com deficiência auditiva a aprender música”, disse Magnaldo.
Campus Party
Maior evento em experiência tecnológica do mundo, a Campus Party reúne jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital que visa ajudar a criar espaços para que a energia das novas gerações digitais encontre um lugar para reescrever o código fonte do mundo.
Acesse
- Palavras-chave:
- ensino extensao servidores