Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Política Linguística

Língua Espanhola: instituto sedia debate sobre o ensino de espanhol obrigatório no RN

Encontro ocorreu dia 28 de janeiro no Gabinete da Reitoria

Publicada por Renan Gabriel em 30/01/2026 Atualizada em 30 de Janeiro de 2026 às 12:13

No dia 28 de janeiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu o presidente da Associação de Professores e Estudantes de Espanhol do RN (Apele-RN), professor Alex Gomes. O encontro ocorreu no Gabinete da Reitoria e teve como objetivo formalizar um apoio conjunto entre o IFRN, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), para garantir a obrigatoriedade da oferta do idioma na rede pública estadual.

Imagem: Renan Felipe
Imagem: Renan Felipe

Durante a reunião, foi destacada a situação dos professores efetivos de espanhol no Estado, cujas atividades dependem atualmente da decisão das direções escolares, desde a retirada da obrigatoriedade da disciplina da legislação nacional, em 2017. O professor Alex destacou o "contrassenso" na gestão desses profissionais. "Temos professores concursados que acabam dando aulas de artes, português ou religião por falta de oferta obrigatória", explicou. A articulação busca sensibilizar a governadora Fátima Bezerra para que o processo tramite com celeridade na Assembleia Legislativa.

Já para o reitor José Arnóbio, a articulação entre as instituições reforça a valorização docente e a importância do idioma para a formação dos estudantes. “Precisamos estar juntos nesse documento para evidenciar a realidade enfrentada hoje pelos professores de espanhol no Rio Grande do Norte”, afirmou.

Imagem: Renan Felipe
Imagem: Renan Felipe

Proximos passos

O documento, que já conta com a anuência da UFRN, deverá ser apresentado à reitora da Uern, professora Cicília Maia, nas próximas semanas. Após a assinatura dos dirigentes das três instituições, a proposta será formalmente encaminhada à Governadoria do Estado. Da reunião participaram ainda a professora Carla Falcão, representando o Núcleo Central Estruturante da disciplina Língua Espanhola, e o diretor Sistêmico de Internacionalização, Bruno Rafael.

Palavras-chave:
IFRN Língua espanhola Apele-RN

Notícias relacionadas