Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Inovação

Lançada a 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de março de 2023

Publicada em 09/03/2023 Atualizada há 1 ano

Premiação foi ampliada para contemplar a categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. A premiação conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

O objetivo da ação é estimular o desenvolvimento de bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) que, através dos seus relatórios finais, se destacaram pela relevância e pela qualidade do conteúdo produzido. O CNPq atualizou o valor da premiação das categorias IC e IT, que passou a ser R$ 10 mil para cada premiado. 

Além disso, a disputa foi ampliada para contemplar a categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior, exclusiva para os bolsistas do PIBIC-EM, que é um programa de bolsas voltado para estudantes do Ensino Médio ou profissionais da rede pública. Para cada categoria, serão premiados até três bolsistas. 

As instituições de ensino e pesquisa, por meio dos Representantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT), devem encaminhar, até 29 de março de 2023, os até nove relatórios realizados ao longo do segundo semestre de 2022.  

Todas as pessoas premiadas e a pessoa representante da instituição agraciada com o Mérito Institucional receberão auxílio de custos para participar da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece de 23 a 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. De acordo com o cronograma, o resultado será divulgado pelo CNPq até o dia 30 de junho de 2023.

Pesquisa e Inovação no IFRN

A professora Francinaide Lima, que integra o grupo de servidores que atuam na Propi, destacou algumas das conquistas do Instituto: "O IFRN tem sido contemplado anualmente com cotas de Bolsas de Pesquisa de Iniciação Científica sob a gestão da Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi). Neste biênio 2022/2023 temos: 102 Bolsas, das quais 77 são do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC/EM); 10 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); 2 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ações Afirmativas (PIBIC-AF); e 13 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)”. 

A professora, ainda, reforçou a importância do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica: “Este financiamento externo tem relevância por advir de uma agência de fomento importante no país e por qualificar os pesquisadores contemplados. Além disso, proporciona a divulgação e, portanto, visibilidade das temáticas em investigação que realizamos na instituição por todo o país. Dessa forma, consideramos que participar da premiação é uma excelente oportunidade para nossos estudantes e seus orientadores".