Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Câmpus João Câmara

Konnect é premiado na Mostratec e participará de competição no México

Projeto conquistou o 3º lugar na área de Ciência da Computação da Mostra Brasileira e Internacional

Publicada em 31/10/2013 Atualizada há 1 ano

Aluno do IFRN JC, Allyson José (ao centro), com os avaliadores da Proyecto Mulmedia durante a MOSTRATEC 2013

O Projeto Konnect foi premiado com a terceira colocação na área de Ciência da Computação da Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), edição 2013. 

O Konnect é desenvolvido pelos alunos Allyson José e Louyse Ângelo, do IFRN Câmpus João Câmara, e pelo estudante Anderson Pablo, da UFERSA, sob orientação do professor Edmilson Campos, também do Câmpus João Câmara. Com o resultado, a equipe ganhou credenciamento para participar do Proyecto Multimedia, que acontecerá em março de 2014, em Guadalajara, México.

"Para mim, enquanto professor e também ex-aluno da Instituição, é uma satisfação imensa ver o nosso trabalho ser reconhecimento através da conquista dos nossos alunos. Além disso, a oportunidade de representar o IFRN e, em especial, o nosso Câmpus João Câmara, pelo Brasil e pelo mundo, é algo bastante motivador para a Instituição. Isso mostra que estamos fazendo uma educação que vai além da sala de aula, uma educação que alia o ensino à pesquisa e extensão", comemorou o professor Edmilson Campos. 

O projeto Konnect utiliza conceitos de marketing e realidade aumentada, unidos em uma única plataforma de entretenimento, para agregar visibilidade e interatividade a eventos, campanhas publicitárias ou locais com grande fluxo de pessoas. O objetivo é capturar informações sobre o evento publicadas em redes sociais para exibi-las em uma tela interativa à disposição dos participantes. O público é convidado a interagir com a plataforma com seus próprios gestos, através de um dispositivo Kinnect®, e com isso concorrer a prêmios durante as ações. 

Neste ano, o projeto foi premiado com a 3º colocação na categoria ensino médio da I Mostra Tecnológica do IFRN, realizada de 4 a 6 de julho de 2013 no Câmpus Currais Novos, o que credenciou para a participação na Mostratec 2013. O Konnect também será apresentado no Câmpus Natal-Central do IFRN, no período de 6 a 9 de novembro, durante a EXPOTEC 2013. Segundo Allyson José, aluno que participa do projeto, "a conquista na Mostratec vem a coroar o excelente trabalho que o IFRN e, em especial, o Câmpus João Câmara vem desenvolvendo no âmbito da pesquisa e inovação".

 

Além do Konnect, outros dois projetos do Câmpus Natal-Zona Norte do IFRN foram premiados na Mostratec. Um deles foi o trabalho "Regeneração de Adsorvente Oriundo de Biomassa Poluidora - dessorção de íons metálicos"  e o outro o projeto "ECO Brise - Conforto e Eficiência Energética para Ambientes". Veja mais detalhes nesta notícia.