internacionalização

Jovens Embaixadores: IFRN tem professor e estudante na edição 2022

Programa é iniciativa do Departamento de Estado norte-americano

Publicada em 25/04/2022 Atualizada há 1 ano

Representantes do IFRN realizarão mobilidade internacional nos Estados Unidos no período de 28/6 a 17/7

A 20ª edição do Programa Jovens Embaixadores terá representação dupla do IFRN. É que o estudante Marcos Aurélio Tavares Filho, do Curso Integrado em Mecatrônica do Campus Parnamirim e o professor Bruno Lima, da disciplina Língua Inglesa Campus Natal-Central e em colaboração técnica na Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), setor da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN foram selecionados pelo programa.

Coordenado e custeado pela Embaixada dos Estados Unidos da América, o Programa Jovens Embaixadores terá Marcos Aurélio como Jovem Embaixador 2022 e Bruno Lima como coordenador para acompanhar os participantes do programa. A listagem divulgada pela Embaixada trouxe o nome de 50 estudantes de todo o país; a coordenação a ser exercida por Bruno será dividida com uma professora do Amazonas. A dupla também esteve em uma seleção nacional, com outras nove pessoas participantes. Os representantes do IFRN realizarão mobilidade internacional nos Estados Unidos no período de 28/6 a 17/7, contando com o período de orientação antes da viagem.

Participação

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano. Criado em 2002, é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

O público-alvo do programa são jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social. Assim como muitos estudantes do ensino médio já começam a pensar em carreiras e oportunidades profissionais, o programa também foca no desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do Século XXI.

Pelo IFRN, Marcos Aurélio vai representando com o “IF Meetings”, uma iniciativa que procura democratizar o aprendizado de inglês utilizando plataformas online, por meio de conversação no Jitsi/Google Meet ou Zoom.

Marcos Aurélio reconhece a importância do Instituto em sua formação: “Eu me sinto muito feliz por ter sido selecionado por esse programa incrível, principalmente porque eu sempre quis fazer intercâmbio. Nesse sentido, não posso deixar de agradecer aos projetos do IFRN que possibilitaram isso: IF Meetings, onde, como monitor, pude trabalhar meu inglês gratuitamente, a mentoria ofertada pelo Campus Parelhas e aos diversos trabalhos desenvolvidos no Campus Parnamirim com o ‘Geeks’ e o PRIPIS, que me ajudaram a ter uma visão maior sobre o mundo”, concluiu.

Com informações do site oficial da Embaixada dos EUA e consulados no Brasil.

extensao