Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Jovens Embaixadores 2023

Jovens Embaixadores: dois estudantes do IFRN integram seleção 2023

A dupla é a única representação do RN

Publicada em 16/11/2022 Atualizada há 1 ano

Estudantes do IFRN selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2023

O Programa Jovens Embaixadores 2023 realizou a seleção de 50 estudantes de todo o Brasil para uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos, por três semanas. Dois estudantes do IFRN integram a lista divulgada pela Embaixada daquele país: Marília Rangel Fernandes, estudante do quarto ano do Curso Técnico em Mecatrônica no Campus Parnamirim; e Ruan Vitor Cordeiro da Silva,  estudante do terceiro ano do Curso Técnico em Informática no Campus São Paulo do Potengi. 

Liderança e iniciativa 

Bruno Lima, assessor de Mobilidade Internacional e coordenador do Jovens Embaixadores no IFRN na Assessoria de Extensão e Relações Internacionais, ligada à Pró-reitoria de Extensão (Aseri/Propi), nos fala sobre a importância da participação no programa: "O Jovens Embaixadores é um programa de muita credibilidade e visibilidade, conduzido com todo cuidado pela Embaixada dos EUA para fazer a diferença nas vidas das alunas e alunos selecionados. A ação encoraja o desenvolvimento de uma série de competências requeridas no mundo atual, como liderança, iniciativa, atitude positiva e disposição para o trabalho em equipe. Para nós, do IFRN, é motivo de grande satisfação ser instituição parceira do programa e saber que, após o intercâmbio, nossos estudantes terão ainda mais motivos para servir de exemplo em suas comunidades”, disse. 

Experiência 

Representando o Campus Parnamirim, Marília relaciona a sua conquista com tudo o que vivenciou no IFRN. “Por meio de todo aprendizado adquirido com as experiências de projetos, aulas, conversas e reflexões, eu pude me destacar no Jovens Embaixadores. O projeto que utilizei no programa é vinculado à instituição, como um dos vencedores do Concurso de Ideias Inovadoras. Se não fosse o IF, eu provavelmente sequer teria noção de que poderia fazer coisas assim. Sou imensamente grata ao instituto e a tudo que pude agregar à minha pessoa, e jamais esquecerei de toda contribuição que ele teve na minha aprovação nos jovens embaixadores”. “Para mim é um momento de mudança muito grande, pois,  por mais que já participasse em vários projetos, nunca tinha conseguido que minha voz alcançasse tantas pessoas, e, sinceramente, tá sendo uma experiência bem marcante! E o IF foi de muita contribuição durante a minha aplicação, muito por conta da ajuda dos professores, tanto na minha primeira quanto agora nessa segunda tentativa. Além disso, acredito que o Instituto auxilia muito os alunos a alcançarem essas oportunidades e da mesma forma impulsiona a muitas outras”, disse Ruan Vitor. Ele é o primeiro estudante do Campus São Paulo do Potengi selecionado pelo Programa Jovens Embaixadores. 

O Programa 

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, sendo bastante concorrido e recebendo candidaturas de estudantes de todo o Brasil. São alunas e alunos exemplos em suas comunidades, em termos de: liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Os jovens selecionados estão com a viagem para os Estados Unidos prevista para 13 de janeiro de 2023 e o retorno para 29 de janeiro do mesmo ano.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas