Intercampi 2025
Jogos estudantis do IFRN têm datas e locais definidos: fase final será em Mossoró
Competição será realizada em duas fases, com etapas regionais em junho; fase final no fim de julho
Publicada por Jose Nascimento em 15/05/2025 ― Atualizada em 15 de Maio de 2025 às 17:06
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou, na quarta-feira - 14/5 -, o calendário oficial dos Jogos Intercampi 2025, um dos mais tradicionais eventos de integração da instituição. A competição acontecerá em duas fases, reunindo estudantes dos diversos campi do Instituto em torno do esporte, da convivência e do trabalho em equipe.
A fase polo será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, com disputas em três unidades: Natal-Central, Apodi e Caicó. Já a fase final do evento acontecerá no Campus Mossoró, de 28 de julho a 2 de agosto, concentrando equipe e atletas com melhor classificação em cada região.
A abertura das inscrições das equipes ocorrerá no período de 6 a 23 de maio, e as homologações das delegações participantes serão divulgadas no dia 28 de maio. Já os regulamentos das modalidades devem ser publicados até 6 de maio, detalhando regras e orientações para as equipes.
Planejamento
Para alinhar detalhes técnicos com representantes das unidades envolvidas, os Congressos Técnicos dos polos ocorrerão em 30 de maio, com a seguinte divisão de horários:
- Polo I – Grande Natal: 10h30;
- Polo II – Seridó: 13h30;
- Polo III – Alto Oeste: 15h.
A organização informou ainda que a tabela oficial dos jogos será divulgada até o dia 3 de junho, permitindo o planejamento das delegações e comissões técnicas de forma adequada e segura.
Entre os dias 6 e 8 de maio, representantes da comissão organizadora realizaram uma visita técnica aos campi de Caicó, Apodi e Mossoró. O objetivo da ação foi avaliar aspectos estruturais e logísticos, garantindo condições ideais de segurança, acessibilidade e acolhimento para os estudantes-atletas.
Para o reitor do IFRN, os Jogos Intercampi representam muito mais que uma competição:
É um momento em que reafirmamos nosso compromisso com uma educação integral, que une conhecimento, cultura, cidadania e esporte. O ambiente esportivo proporciona uma vivência única para nossos estudantes, onde o respeito, a diversidade e a superação se encontram.
Já Renier Dantas, integrante da comissão organizadora, ressaltou a importância do planejamento coletivo e do envolvimento das equipes:
Cada detalhe tem sido cuidadosamente planejado para que os Jogos Intercampi 2025 ofereçam uma experiência segura, acolhedora e motivadora. Queremos que os estudantes se sintam parte de algo maior, onde o esporte é ferramenta de união e pertencimento.
Festival Paralímpico: a inclusão no esporte estudantil
Um dos momentos mais significativos da fase final dos Jogos Intercampi 2025 será a realização do Festival Paralímpico do IFRN, que reunirá estudantes com deficiência dos diversos campi da Instituição. Promovido em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o Festival é formado por competições de atletismo e natação, com provas individuais e de revezamento.
Estudantes com deficiências físicas, intelectuais, auditivas, visuais, além de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou necessidades educacionais específicas, poderão participar, desde que com comprovação via Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne). As provas contemplam, entre outras, corridas de 50m e 100m, salto em distância, arremesso de peso, e modalidades de natação em estilo livre e costas, com revezamentos mistos.
Para Renier, o objetivo do Festival vai além da competição: promove inclusão, saúde, qualidade de vida e cidadania. "Cada participante receberá medalha, reforçando o reconhecimento pelo esforço e dedicação no esporte", disse. Ele ainda reforçou a importância do engajamento das direções-gerais, comissões locais, professores e estudantes para o êxito das etapas.
Mais informações
- Palavras-chave:
- JIFs Jogos Intercampi 2025 Intercampi